Finanças o que é? Dicas para gerenciar.

Finanças o que é Dicas para   gerenciar.

Finanças o que é se você tem essa dúvida vou estar aqui para te ajudar e facilitar sua vida, se você esta aqui provavelmente deve ser um iniciante no que se refere a controle financeiro e gerenciamento então vamos para o básico.

Sendo assim o básico das finanças vai ficar com o contro de gastos tanto no que entra quanto no que sai, assim o controle do que entra e sai seria o básico onde vamos iniciar o raciocínio de finanças com um conceito simples.

Deste modo vamos sempre estar aprimorando o nosso raciocínio com o passar do tempo por isso o ideal e que sempre me acompanhe aqui sempre estou deixando dicas e varias outras coisas que vão te ajudar nesta jornada e gerenciamento da sua vida financeira.

Finanças o que é – Princípios de finanças pessoais.

Logo temos como finanças tanto na sua vida pessoal como as finanças empresariais, mas vamos dar enfase aqui para as finanças empresariais sendo assim vamos mostrar os pilares das finanças pessoais e os mais importantes para que você sempre possa se atentar a eles.

Pilares das finanças pessoais.

  • Fluxo de caixa.
  • Organização financeira.
  • Investimentos.
  • Diversificação.
  • Administração de risco.

Com estes pilares você vai ter uma ótima saúde financeira.

Tendo em vista estes pilares citados acima vou explicar eles de forma simples e sistemática de forma a um iniciante que quer organizar as suas finanças pessoais possam fazer-lo de forma simples e em um certo passo a passo conseguindo da forma mais fácil possível.

Finanças e como entender seu fluxo de caixa

Tendo em vista que o primeiro dos itens que deve ser considerado deve ser o fluxo de caixa vamos, desmistifica-lo e entende-lo de forma simples e de certa forma para você entender suas finanças o primeiro passo para isso e simplesmente entender o fluxo de caixa.

Logo seu fluxo de caixa não e nada mais que o dinheiro que entra e o que sai sendo que muitas vezes você pode pensar que isso seria somente para empresas para pode ser aplicado tranquilamente nas suas finanças pessoas e você pode, controla-lo.

Deste modo sempre anotar o que entra e o que sai e o mais importante fator para você controlar seu fluxo de caixa e seria o principal deles também você pode fazer isso usando desde aplicativos ate tabelas mais simples do Google que são excelentes.

Como fazer a organização financeira?

Sendo assim vamos para o segundo dos nossos pilares que seria a organização financeira, esta organização financeira deve ser feita apos você ter realizado o controle do seu fluxo de caixa, ou seja, você já esteja anotando o que entra e o que sai perfeitamente.

Deste modo você vai ter o controle e vai identificar quanto sai em cada área financeira da sua vida, por exemplo, supermercado, combustível, gastos com materiais escolares, entre outros gastos sazonais, todos seus gastos podem ser mais organizados.

Assim você tende o controle do que entra o que sai você pode saber quando vai gastar e como vai gastar deste modo se preparar para gastar o melhor possível e esta organização financeira vai fazer com que você se planeje o melhor possível.

Investimentos e como iniciar.

Logo para iniciar no terceiro pilar vamos para como começar no mundo dos investimentos, isso mesmo assim que você consegue fazer seu fluxo de caixa e apos você conseguir iniciar sua organização financeira o necessário que primeiro você faça sua reserva de emergência.

Sendo assim a reserva de emergência e uma coisa que divide muitas opiniões de vários financistas, sendo que a mais aceita e 12 meses de custo de vida para ter uma reserva de emergência confortável deste modo podemos prosseguir para os investimentos.

Assim os investimentos vão ser o que vai garantir que seu patrimonio cresça temporalmente e que a longo prazo vai te levar para o próximo patamar financeiro deste modo temos investimentos de vários modos os mais populares são tesouro direto, CDI, CDB, LCI, lCA, Fundo Imobiliários.

E claro temos vários outros ativos que você pode investir o ideal e que sempre você de uma estudada em cada um temos varias corretoras por aí muito, boas que oferecem serviços excelentes o ideal e que você vá para os investimentos somente apos concluir os passos anteriores.

Como diversificar seus investimentos

Sendo assim vamos para o 4 pilar das suas finanças pessoas que seria a diversificação dos investimentos, assim logo apos você tendo iniciado no mundo dos investimentos tendo encontrado uma corretora ou banco de confiança e tendo feito seus primeiros investimentos.

Os investimentos mais indicados para iniciar no mundo dos investimentos são tesouro Selic, por exemplo, e os outros ativos de renda fixa que podem te garantir uma segurança e um certo rendimento confortável estes são os ideais para se iniciar nos investimentos.

Assim pode-se iniciar a diversificação de seu capital onde você pode iniciar o investimento não somente em renda fixa, mas também se aventurar em renda variável, que também o aconselhável, e que você não aporte mais que 20% do seu capital de investimento nestes ativos no começo.

Como administrar o risco dos seus investimentos.

Deste modo como você já esta no último pilar que seria a administração de risco que como tenhamos falado no pilar anterior onde você diversificou seu capital o ideal antes de se aventurar no mercado tanto de ações quanto em outros produtos financeiros vai ser como você se relaciona com o risco.

Deste modo se você o segue basicamente os passos para ter uma vida financeira saudável antes deste ultimo passo voce ja se adptou bem as flutuaçoes de taxas e juros do mercado de renda fixa e ja esta um pouco habituado a trabalhar seus investimentos de forma mais conservadora.

Mas para trabalhar com flutuações mais instáveis você deve tomar um pouco mais de cuidado e iniciar trabalhando com uma porcentagem bem pequena da sua carteira de investimentos e iniciar com ações de empresas grandes e conhecidas as famosas (Blue chips).

Deste modo aprendendo a investir em ações de maneira simples e segura em empresas confiáveis e que não apresenta grandes riscos vai ser o primeiro passo para que você vá desenvolvendo gradualmente seu sentimento para o risco e o investimento de longo prazo em ações e outros instrumentos financeiros de maior risco e de maior rentabilidade.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *