
Assim que você inicia sua jornada em direção a sua independência financeira você vai ter que desenvolver a série de habilidades e a mais fundamental e simples delas com certeza e o fluxo de caixa pessoal sendo assim controlar suas finanças pessoais de forma simples vai ser a sua primeira tarefa nesta jornada.
Assim vou estar passando o básico para você estar fazendo seu próprio fluxo de caixa pessoal e estar iniciando sua jornada, pois todos nós já sabemos a importância de se controlar muito bem suas contas então vamos passar pelo básico até o mais avançado.
Inicialmente devemos anotar tudo que entra e tudo que sai sendo que pode ser renda proveniente de salário ou pro labore pode ser recebimento de dívidas pode ser algum trabalho aleatório, ou outra coisa que tenha dado uma renda então após isso deve ser anotado tudo que sai dividas entre outros.
Fluxo de caixa pessoal e suas variações
Um dos grandes intuitos do fluxo de caixa e principalmente saber quando de capital você vai ter no futuro sabendo quanto vai entrar de dinheiro menos quanto de dinheiro vai sair teremos o valor que teremos em mãos em uma determinada data futura.
Tendo estes conceitos em mente devemos fazer o possível para não somente anotar o que entra e o que sai, mas também fazer um planejamento financeiro completo de tudo que vai entrar e sair no futuro desta forma você vai saber o que fazer com seu dinheiro até mesmo em uma data futura.
deste modo você pode saber quanto vai gastar por exemplo ao decorrer da semana does e do ano com combustível ou mesmo quanto você vai gastar com supeercado e principalmente o fato de quanto mais detalhado for seu fluxo de caixa mais você vai conseguir saber onde você pode economizar, onde cortar gastos desnecessários onde você pode comprar em maior escala para conseguir desconto maior as possibilidades são imensamente grandes.
vantagens de se aplicar fluxo de caixa na sua vida fimamceira

- Maior controle financeiro
- Maior facilidade de negócios no longo prazo
- Facilidade de identificação de gastos desnecessários
- Fazer mais com menos capital.
- Identificar quanto capitar terá na data futura.
Desta forma você pode ter estas vantagens se aplicar o fluxo de caixa pessoal em sua vida financeira.
Como fazer na prática o fluxo de caixa pessoal
Na prática, não vai ter muito segredo para se fazer seu fluxo de caixa, e claro que hoje em dia contamos com vários aplicativos que podem nos auxiliar na tarefa de fazer nosso fluxo de caixa, mas você para fazer uma planilha de gastos familiares ou a planilha pessoal pode usar as planilhas do Google para você iniciar sua jornada e se organizar Inicialmente.
Sendo assim após você achando sua planilha de gastos pessoais você pode montar ela de várias maneiras geralmente você deve colocar todos os gastos principais aqueles que se repetem todos os meses e suas fontes de renda quanto mais detalhada for sua tabela melhor assim você vai conseguir ter um conter completo de tudo que você faz com seu dinheiro, e principiante o que e mais importante o que você vai fazer no futuro com ele.
O ideal e que você não vá inicialmente anotando cada centavo detalhadamente com o que você gasta que deste modo talvez você não consiga manter a regularidade, pois você deve ser lembrar que aca de tudo a sua educação financeira de certa forma e. Hábito que deve ser cultivado.
Passo a passo das planilhas.
Desta forma vamos para o passo a passo que vai facilitar você sendo que se você está fazendo esse controle pela primeira vez você não queime as etapas e não passe para a próxima sem ter passado antes pela primeira e se você já está mais atacante e já faz o fluxo de caixa e para e quer ter regularidade pode voltar do início também.
Então o primeiro passo para monta sua planilha e colocar nela tudo falado nos parágrafos anteriores na planilha más somente a versão mais simples sem muitos detalhes as coisas que você vai incrementando com o tempo, assim que você for fazendo ela você vai separando, por exemplo, o que seria somente supermercado agora você pode separar verduras, limpeza, higiene entre outros, este nível de detalhes com o tempo e da forma que você for alimentando a tabela vai te dando uma certa folga financeira, pois com ela você vai ver com clareza onde você vai poder cortar gastos.
Assim que você já se habituou a todas as partes decorrentes do seu fluxo de caixa pessoal chegou a hora de aprender a trabalhar com porcentagem o que vai fazer toda a diferença no seu controle de gastos trabalhar com as porcentagens vão fazer com que você saiba exatamente com quanto de dinheiro vai trabalhar em cada parte e assim conforme você vai sabendo quando da porcentagem vai aplicar para cada área da sua vida você deve aplicar isso na sua planilha.
Como tratar os investimentos.
De modo geral os investimentos que serão feitos por você assim que for a hora já que o fluxo de caixa vai ser um dos primeiros passos para você conseguir controlar suas finanças pessoais vai ser principalmente você ir aplicando as porcentagens que já citamos.
Assim quando chegar a hora de partir para os investimentos a porcentagem dos investimentos vai entrar nos futuros do fluxo de caixa de modo a fazer você saber quanto vai sair para investir de modo que os investimentos vão ser realizados logo após você ter conseguido montar sua reserva de emergência.
Assim como os investimentos são o último passo que você vai colocar no seu fluxo de caxa você já vai estar fazendo muito bem seu fluxo de caixa normal então vai agora reinvestir a rentabilidade que foi adquirida de forma a aumentar principalmente o seu patrimônio e desta forma você vai conseguir ver nitidamente no seu fluxo de caixa a sua conta no passar do tempo aumentando o capital.
[…] completo do seu fluxo de caixa pelo […]
[…] porque no dia a dia do lojista temos uma certa demanda de tempo e organizar nosso fluxo de caixa da maneira correta acaba por ser um desafio continuo que […]
[…] Embora possamos fazer saques com o cartão de crédito o ideal e que fiquemos sempre atentos ao nosso fluxo de caixa pessoal. […]
[…] Para saber mais sobre como controlar suas finanças basta clicar aqui. […]
[…] Principalmente quando antigamente tínhamos somente os bancos convencionais trabalhando para dar este fluxo de caixa. […]
[…] em vista que o primeiro dos itens que deve ser considerado deve ser o fluxo de caixa vamos, desmistifica-lo e entende-lo de forma simples e de certa forma para você entender suas […]
[…] Assim as melhores indicações para aqueles investimentos que possuem liquidez diária são os investimentos para reserva de emergência ou investimentos de fluxo de caixa. […]