Investimentos como iniciar e integrar.

Investimentos

Investimentos são um fator muito importante para sua vida financeira e assim que você inicia sua jornada rumo a independência financeira, já que iniciar os seus investimentos e o primeiro passo e pode parecer um bicho de sete cabeças para os leigos para eu preparei um passo a passo para te auxiliar nesta parte.

E claro que se você vai iniciar no mundo dos investimentos você já deve ter feito seu fluxo de caixa pessoal da maneira correta e deve ter um conceito bem claro de o que são suas finanças pessoais e o peso que elas tem em sua vida para que você possa iniciar de forma ideal neste mundo dos investimentos sendo assim temos dicas no site sobre tudo isso.

Logo apos você ter seguido estes passos que são primordiais antes de se iniciar no mundo dos investimentos você deve ver primeiramente o seu perfil de investidor e colocar na balança principalmente o seu nível de experiência com o mercado para ver com que ativos financeiros você vai trabalhar.

Investimentos e o equilíbrio

Logo que você vai iniciar a investir você deve ter em mente o seu perfil de investidor que e um pouco diferente do seu perfil financeiro que no que lhe concerne você deve identificar e claro que seu perfil de investidor pode acabar mudando com o tempo o que pode ser mudado conforme você vai ganhando experiencia com o mercado.

Tipos de de perfis de investidores.
  • Conservador
  • Moderado
  • Arrojado

Estes são os perfis de investidores que você deve se atentar e geralmente eles têm níveis diferentes que você pode sempre estar variando entre eles, mas vários deles tem investimentos bem específicos para cada perfil por isso vamos explanar alguns dos investimentos mais simples para cada perfil de investidor.

Categorias de mais conhecidas de investimentos.

  1. Renda fixa
    1. fundos imobiliários
    2. tesouro direto
    3. CDB
    4. CDI
    5. LCI
    6. LCA
  1. Renda variável
    1. ações
    2. debentures
    3. tútulos
    4. promissórias
    5. moedas

Assim temos os principais ativos financeiros hoje no mercado, mas claro que temos inúmeras outras opções mo mercado, mas estas são as principais e as mais conhecidas e confiáveis que você vai se deparar hoje em dia no mercado.

Por onde eu inicio meus investimentos?

Deste modo vou explanar o modelo padrão que e mais utilizado principalmente pelas corretoras e bancos e o passo a passo utilizado de início vai ser o mesmo para ambos os perfis no início já que a falta de experiência vai fazer com que o investidor trabalhe em um caminho mais conservador.

Assim você pode ser uma pessoa disposta a correr bastantes riscos, mas o ideal e que você vai iniciar da mesma forma que uma pessoa que quer trabalhar seu dinheiro da forma mais conservadora possível, sendo assim a maneira que você vai aportar seu capital e gradativamente, como nos mostramos antes no seu fluxo de caixa.

Desta maneira você vai montar sua carteira e sua carteira de investimentos deve ser iniciada primeiramente com renda fixa e deste modo você vai trabalhar com a porcentagem ideal entre os investimentos na sua carteira, mas isso vai acontecendo gradativamente conforme você vai ganhando experiencia.

O que seria a carteira de investimentos e como e composta?

Investimentos

A sua carteira de investimentos vai ser composta de vários ativos que vão depender do seu perfil de investidor e principalmente por sua experiência.

  • Conservador x Renda fixa
  • Moderado x ouro dólar
  • Arrojado x ações
  • agressivo x opções e derivativos
Risco baixoPerfil conservadorRendimento longo prazo
Risco médioModeradoRendimento médio
Risco altoArrojado ou agressivoAlto rendimento
Rendimentos vs risco.

Logo que você sabe o seu perfil de investidor você vai saber os nives de investimentos que você vai trabalhar no longo prazo mais e claro que o que você vai fazer com o tempo apos for ganhando mais conhecimento de mercado.

Assim cada perfil considerado vai compor sua carteira com investimentos mais simples e vai incorporando a sua carteira os mais arrojados e com o tempo sua carteia vai sempre sendo mudada e vai tendo composições diferentes conforme o seu perfil.

O passo a passo do investidor mais conservador.

Sendo assim o investidor mais conservador vai sempre pensar mais no longo prazo sempre procurando investimentos mais de longo prazo e sempre prezando a boa e velha rentabilidade garantida e que sempre vai preferir o lema de nunca perder dinheiro.

Deste modo a rentabilidade sempre colocada em prática de forma a saber sempre onde esta pisando vai ser ideal, assim como todos os investidores, o ideal e iniciar pelo tesouro Selic que vai ser o ideal para todos os outros investidores e escolher uma corretora confiável.

Deste modo assim escolher as ações de empresas mais confiáveis e fundos imobiliários entre outros ativos do tipo sua carteira vai ser sempre mais composta de CDB’s CDI’s entre outros ativos o ideal e que se você se identificar com este perfil você sempre procure os vencimentos mais longos para ter mais rentabilidade.

Moderado e como escolher seus ativos.

Deste modo temos os moderados que vão escolher seus ativos de forma conservadora, mas, em simultâneo, também vão estudar melhores rentabilidades e ter um certo caixa para tomar um pouco mais de risco e neste caso vamos falar mais de porcentagens.

Assim vamos mostrar como seria um pouco mais da carteira do investidor moderado que trata seu capital de forma a usar um caixa de 20% mais arriscado para ativos mais variáveis, mas de todo modo não vão ser muito mais arriscados.

Logo o ideal e que você sempre descubra seu perfil com o tempo, mas se você se deparar com sua carteira com cerca de 20% de patrimonio aportado em ativos mais voláteis.

Arrojado ou agressivo e administração de risco.

Sendo assim o principal fator para o investidor agressivo ou arrojado e simplesmente a administração de risco e isso vem principalmente com o tempo, mas isso também vai, sera conforme sua carteira vai sendo montada e mesmo assim conforme vai ganhando ativos de outra liquidez.

Deste modo a administração de risco deve ser feita de forma minuciosa sendo feito de perto, o perfil para os investidores arrojados ou agressivos devem ser com certeza mais para o financista, pois estes devem estar mais atentos as oscilações de mercado.

Lembrando que investimentos em ações de empresas novas e opções são ativos de alto risco e alto rendimentos, mas o investidor arrojado deve se sentir bem com isso, pois o mesmo tem bastante conhecimento do ativo que esta tentando obter rendimentos.

Corretoras para investimentos:

Segue abaixo algumas corretoras para vocês conferirem.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *