Diversificação de investimentos o que e?

Diversificação de investimentos

Diversificação de investimentos se você já esta no mundo dos investimentos se já iniciou sua jornada rumo a tão sonhada independência financeira então provavelmente você já se deparou com jargões como “não devemos deixar todos os ovos em uma única cesta” ou mesmo a própria diversificação e como ela e importante.

Sendo assim vou explicar para você um pouco mais sobre como você deve diversificar seu patrimonio e sobre como geralmente e feito através de um passo a passo simples e em vários métodos que você pode adotar, mas o principal fator e você entender o conceito por trás.

Assim o conceito de diversificar seus investimentos vem do fato de que caso a economia for para um lado que não for favorável para seus investimentos provavelmente eles não vão estar todos em “mãos lençóis” de certa forma eles vão estar protegidos pela diversificação.

Diversificação de investimentos como começar?

Se você já iniciou o processo de montagem de sua carteira de investimentos provavelmente já deve estar estudando os melhores ativos e se não esta então deve procurar como iniciar e como faze- lo o melhor possível e para isso temos vários conteúdos aqui no site que podem te ajudar o melhor possível.

Deste modo você vai iniciar seus investimentos e claro logo apos você já ter construído a tao famosa reserva de emergência, e já esta partindo para ter a famosa rentabilidade dos juros compostos você deve iniciar através da renda fixa o ideal e que você inicie com o tesouro Selic ou tesouro IPCA.

Desta forma você vai saber mais como se comportam os juros e aprende a se habituar às ferramentas que estão a nossa disposição e sendo assim você deve diversificar principalmente considerando o risco e seu perfil de investidor.

Diversificação de investimentos – Como compor minha carteira de investimentos

No caso de composição da sua carteira de investimentos não temos uma regra clara para o que fazer e como devemos proceder com relação aos melhores investimentos, mas temos alguns exemplos pelo perfil de cada investidor, mas como eu disse antes você deve se pautar pelo conceito básico da diversificação.

Investimentos em carteira e suas porcentagens.

Diversificação de investimentos

Sendo assim você deve se atentar a quais ativos você pode compor seus investimentos.

  • Renda fixa
    • Tesouro direto
    • CDB´s
    • CDI’s
    • LCI
    • LCA
  • Renda variável
    • Ações
    • Ouro
    • Moedas
    • Fundos de investimentos

Deste modo estes acima são os investimentos mais conhecidos no mercado hoje em dia e os mais seguros também, de certo modo sua carteira deve ser composta por boa parte destes ativos financeiros e a porcentagem vai variar bastante do seu perfil de investidor e principalmente do seu conhecimento e tempo de vivência de mercado.

Logo de início os investimentos mais simples são os mais indicados para que você inicie a composição da sua carteira de investimentos deste modo a diversificação se inicia de forma mais simples possível com ativos simples e de boa liquidez, ou seja produtos financeiros que você pode ter acesso ao seu dinheiro de forma imediata.

Diversificação de investimentos – Devo começar a diversificar logo de início?

Logo que você inicia seus investimentos uma das dúvidas que você deve ter logo no início de sua jornada e se você deve iniciar com o patrimonio diversificado ou mesmo se você deve começar com apenas um aporte iniciar em um ativo financeiro mais simples.

Logo a resposta vai depender bastante do capital que vai ser aportado, mas em um capital um pouco mais robusto o ideal e que a diversificação seja feita logo de início assim você pode iniciar a diversificação do seu capital por renda fixa logo no incio da sua jornada financeira.

Assim os mais indicados seriam se você estiver iniciando e você diversificar em tesouro, CDI’s , CDB’s, entre outros ativos em renda fixa, mas tudo vai depender do seu perfil de investidor e do valor a ser aportado e principalmente a frequência que você vai aportar e principalmente o vencimento dos ativos.

Carteira de renda variável e renda fixa.

Sendo assim a sua maturidade com o mercado vai definir principalmente quanto vai ficar aportado em renda variável e fixa, mas o ideal e que sua reserva de emergência fique em ativos como o tesouro Selic que pode ser resgatado em D+1 o que vai fazer com que ele se torne o ativo ideal para sua reserva de emergência.

renda fixainvestimentos estruturadosde 20 a 40%
renda variávelações títulos e fundos10 a 30 %
reserva de emergênciatesouro Selic40 a 60 %
Media das carteiras de inicialmente aportes < R$2500,00

Lembrando que estes indicativos são simplesmente meramente ilustrativos você deve ver qual modelo se adapta melhor a sua realidade e necessidade, mas o conceito deve ser o mais importante.

Deste modo assim que você for aportando todos os meses sua carteira vai mudando e vai sendo cada vez mais diversificada fazendo também outros investimentos como também investimentos no exterior entre outros que podem também proteger seu capital.

Diversificação de investimentos – Como saber a hora de investir em ações?

Deste modo assim que você iniciar seus investimentos as ações podem vir de iniciar se você seguir as porcentagens e comprar ações de empresas confiáveis e solidas principalmente se a ideia e um investimento de longo prazo, pois principalmente no início a ideia e você se habituar aos investimentos.

Logo assim que você iniciar os investimentos em ações você deve comprar a primeira com a porcentagem destinada a ela assim você deve aportar os valores do próximo mês na mesma ou pode diversificar mais ainda sua carteira tudo vai depender de como você esta vendo o mercado.

Assim você vai ficando mais habituado a ter seu dinheiro aportado em várias empresas e lugares diferentes lembrando que o ideal se você esta iniciando e mantêm sempre a maior parte dos seus investimentos em renda fixa.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *