
Microempreendedor individual geralmente utilizado assim que o empreendedor inicia suas atividades podendo ser aberto por uma pessoa somente sendo utilizado em várias atividades de vários setores com algumas particularidades por isso separei este guia rápido para saber como fazer o cadastro e principalmente as limitações de forma prática.
Assim que você vai iniciar suas atividades primeiramente muitos tem a dúvida de saber se como MEI (Microempreendedor individual), que seria a sigla reduzida, deste modo você pode também optar pelo cadastro pelo simples nacional e assim temos varias categorias geralmente determinados pelo faturamento.
Como funciona o cadastro de Microempreendedor individual
Logo dependendo do faturamento pode ser que muitas vezes iniciar logo no simples nacional pode ser uma opção tudo vai depender da magnitude da sua operação, por isso vou explanar aqui o que acontece na prática no ciclo do MEI – suas transições e limitações deste modo você pode entender tudo de uma forma mais prática.
Deste modo o cadastro de MEI pode ser feito de várias formas a mais simples delas sera pelo site do governo federal.
- Para visitar o site basta clicar aqui!
Deste modo você vai conseguir fazer o cadastro do MEI lembrando que você pode abrir o site apos visualizar o artigo, pois iremos explicar melhor os modos de cadastro de modo que você vai saber melhor como realizar o cadastro da forma correta e sobre cada parte do processo.
Sendo assim para criar a conta no site do governo federal você pode usar uma conta bancaria ou também seu CPF para posteriormente realizar o cadastro MEI onde assim você vai escolher seu CNAE que vai ser a forma de que você vai identificar para o governo a atividade que você vai desenvolver.
Assim que escolhido a atividade e alguns passos você tera concluído o cadastro de MEI de forma bem simples e fácil, mas o que você deve saber quanto as limitações e se realmente este sistema vai ser para você e se ser um microempreendedor individual realmente vai se enquadrar nas suas atividades.
Microempreendedor individual – Limitações que o cadastro oferece.
Sendo assim vamos ver tudo sobre trabalhar nesta forma de tributação todos os benefícios que ela oferece e se realmente vai se adequar a você a sua operação por isso vamos passar alguns exemplos práticos e dar alguns exemplos fictícios meramente ilustrativos para que você entenda como vai funcionar o cadastro.
Pagamentos de impostos | Fixo mensal dependendo produtos ou prestação de serviços | +- 45 a 65 |
Faturamento anual | faturamento anual limitado podendo ser desenquadrado sujeito a pagamento de multa | R$ 81000,00 aa |
Numero de funcionários | MEI pode ter numero de funcionários limitado | 1 único funcionário |
Benefícios previdenciários | Auxílios previdenciários garantidos | Aposentadoria entre outros. |
Sendo assim como geralmente o primeiro passo do nosso jovem empreendedor e iniciado em uma pequena empresa muitas vezes o objetivo e muita maior que os que podem ser alcançados nesta tabela principalmente com o número limitado de funcionários e principalmente do faturamento.
Logo dependendo da sua projeção de faturamento e crescimento e dependendo do capital aportado às vezes podem ser que valha a pena iniciar no simples nacional tudo vai depender do seu caso individual e da projeção de crescimento.
Sendo assim como eu disse que vou passar a experiência prática, com relação ao faturamento do MEI e realmente para uma empresa muito iniciante ou uma atividade bem inicial, mas para quem busca um crescimento mais forte provavelmente vai desenquadrar do MEI muito rapidamente.
Pratica no dia a dia do empreendedor.
Assim, na prática, se você estiver trabalhando com mão de obra provavelmente você vai conseguir trabalhar por mais tempo com este faturamento limitado que seria o enquadramento principalmente porque neste caso sua margem de lucro sera maior.
Logo se você trabalha com produtos provavelmente conforme você irá crescendo rapidamente sera desenquadrado talvez antes do fim do primeiro ano dependendo da sua atividade principalmente dependendo do ‘ticket’ médio que você desenvolve na atividade.
Sendo assim vamos para alguns exemplos que vamos estrar explanando aqui para que você possa entender, de forma que o maior problema deste enquadramento sem dúvidas e o faturamento que vai ser meio baixo para um certo nível de atividade desenvolvida então vamos para os cálculos básicos para o entendimento mais simples.
Vamos supor que você venda picolés e sacoles na rua sendo que você mesmo faz todo o processo o que não requer nenhum funcionário então vamos para o máximo que você vai poder exercer aqui no que se diz respeito ao faturamento do seu negócio para que atinja o limite pretendido pelo MEI.
Venda de picolés e o desenquadramento
Vamos para um cálculo simples de venda de picolés simplesmente para o entendimento do valor máximo para o faturamento pretendido o que vai ser uma qualidade relativa à atividade dependendo da região trabalhada, mas pode ser considerado para o cálculo do seu próprio negócio.
Assim iremos trabalhar com os picolés com um valor de 5 reais em média o que vai ser trabalhado com a média dos produtos para o fácil entendimento do negócio deste modo como nossa ideia aqui e explicar o faturamento vamos desconsiderar o valor gastos nos insumos entre outros custos somente para dar enfase no máximo que você pode vender antes de desenquadrar.
Tendo em mente que o máximo que pode ser vendido e R$ 81 000,00 por ano vamos ver em picolés quantos picolés você vai poder vender por ano antes de pedir para o seu contador para fazer o desenquadramento.
81000,00 /5 | 16200 picolés | 1350 picolés/Mês |
Sendo assim vamos para a média de picolés vendida de 50 picolés vendidos por dia para que desenquadremos do MEI sendo que este e o limite, tendo em mente que não podemos vender mais que isso, mas considerando de quanto queremos ganhar quanto seria a média de lucro para este negócio.
Logo, na prática, quando seu negócio for crescendo ele vai demandar mais custos insumos, capital de giro, colaboradores, mais maquinário talvez um espaço maior e tudo isso possivelmente vai comprimir um pouco sua margem de lucro o que fará com que você perceba que o enquadramento para quem busca um forte crescimento será passageiro e, na prática, costuma se desquadram em menos de um ano.
MEI precisa de contador?
Uma dúvida muito frequente de quem inicia um negócio e o contador e principalmente quem inicia como microempreendedor individual e a resposta simples e que não, você pode fazer toda a (contabilidade) sozinho, claro que os escritórios de contabilidade costumam ter valores bem mais ascensíveis para CNPJ MEI.
De modo que seria bom sempre ter um auxílio de um contador quando necessaríssimo principalmente porque vai fazer bastante diferença, mas caso não queira não e necessário, você pode retirar as DAS pela “internet” e realizar o pagamento as outras licenças necessárias para abertura do negócio você mesmo pode fazer todas.
Na prática, provavelmente você vai conseguir se sair bem com todas as práticas ainda mais hoje com toda a facilidade que ‘internet’ proporciona praticamente todas as coisas que você vai precisar vão estar disponíveis na própria “internet”.
[…] Logo as melhores que podemos conseguir são as de baixo custo para o empreendedor. […]
[…] também o microempreendedor individual que vai estar previsto no ar.18 da LC que é um setor completamente […]
[…] anuncia cartão de crédito para microempreendedores individuais ao redor do Brasil […]
[…] modo vamos explicar para você o que vem a ser CNPJ e como você pode ter as melhores práticas acerca […]