Gestão de estoques como fazer.

Gestão de estoques e uma ferramenta muito importante para o crescimento da sua empresa e si feito da forma errada pode causar muitos problemas.

Assim vamos estar mostrando a forma correta para estar trabalhando com seus estoques e principalmente estar colocando cada coisa em cada local da forma correta.

Deste modo vamos estar abordando os estoques de vários estabelecimentos tanto industria quanto comerciais salvo algumas diferenças você pode aplicar praticamente todos em seu negócio.

Deste modo vamos estar abordando estoques onde não e necessária frente de loja, assim o cálculo de coisas como planogramas e cálculos de rentabilidade por metro quadrado.

Estes serão mais simples, mas claro que todos requerem um certo cuidado que pode ser feito com vários fatores e em um passo a passo.

Gestão de estoques o que e?

Deste modo você deve primeiramente ter em mente o que e gestão de estoques e principalmente se ela esta bem amarrada com as suas finanças corporativas.

Deste modo você vai iniciar da forma correta o gerenciamento dos estoques e assim ter em consideração o que ele representa para o seu negócio.

Assim vamos para alguns exemplos práticos para te ajudar no conceito básico de o que estoque e para isso vamos trabalhar com o exemplo da Ana.

Digamos que Ana tem uma conhecida barraca de limonada, e seu estoque se limita aos limões para fazer sua deliciosa limonada

Ana e sua barraca de limonada

Assim sua barraca de limonada precisa de um estoque de limões porque sem o estoque de limões ela vai ter que ir ao supermercado todos os dias para comprar os limões.

Logo vai deixar o negócio de Ana inviável o que leva ela a fazer uma economia para calcular quantos limões ela vai ter que comprar para segurar as vendas por uma semana.

Trajeto para Ana comprar os limões

Como você pode ver a gestão de estoques e importante ate mesmo no negocio da nossa pequena ana.

Assim vamos para o cálculo básico que ela vai fazer para comprar os limões que vai precisar para durar uma semana.

Sendo que ela usa 10 limões por dia em (Média), nos 6 dias trabalhados ela vai levar 60 limões para ter que ir ao supermercado somente uma vez por semana.

Produtos

Logo que entendendo o que e a gestão de estoques agora devemos saber que ela vai se comportar diferente para cada categoria de produto.

Bem como vai se comportar diferente também para cada modelo de negócio que vai ter uma necessidade diferente.

Negócios e algumas particularidades em cada um.
  • Supermercados
    • Planogramas de prateleiras
    • estoques de perecíveis
    • frente de loja
  • Oficinas e autopeças
    • Estoque para entrega
    • Compra apos a venda
    • frente de loja
  • Restaurantes e Lanchonetes
    • Produtos perecíveis
    • Oscilação de vendas
  • Roupas e assessórios.
    • Sazonalidade dos produtos
    • Lançamentos e tendencias
    • Peças que sairão de moda.
  • Químicos e perigosos
    • Cuidados com transporte
    • Localização e valor de descarte.

Estes são os principais nichos de mercado que temos hoje em dia, mas claro que muitas das informações que vão ser passadas podem ser usadas em outros nichos.

Rotatividade

Sendo assim vamos para o cálculo que Ana muito inteligentemente já fez para nos, mas claro que ela fez de uma forma bem simples.

O conceito aqui e simplicar o máximo para você fazer o gerenciamento dos estoques da melhor forma possivel.

Então a rotatividade semanal de Ana lhe fazia comprar 60 limões, o que nos leva para um negócio mais complicado onde vamos trabalhar com um supermercado quem também vende limões.

Mas ele trabalha com inúmeros produtos que vendem mais ou às vezes menos que os limões.

Sendo assim eles têm a rotatividade diferente em cada uma delas o que vai compor a rotatividade total do negócio.

Logo vamos para alface, pão de queijo, e pão francês e vamos também para uma bicicleta infantil onde o pão de queijo o pão vendem em um dia e a bicicleta tem um giro de venda de uma por mês.

gestão de estoques
Gestão de estoques no supermercado

Assim a rotatividade em um conceito simples pode ser calculada pela frequência que o produto e vendido pelo período desejado.

Logo no giro de estoques você vai ver com mais clareza sobre como vai funcionar na prática.

gestão de estoques – Layout

Assim vamos para a agilidade no trabalho diário e o que vai permitir isso vai ser o layout que vai ser a ferramenta nescessaria.

Para que você possa planejar de forma assertiva todas as necessidades do seu estoque e assim vamos para a agilidade no espaço fisico.

Da forma que sabemos cada estoque de negócios diferentes devem ser tratados de formas diferentes cada um por isso devemos trabalhar com eles em separado.

Aqui vamos para um exemplo de indústria que precisa de agilidade, principalmente porque ela tem certa de 10 000 produtos.

Desta forma a organização para que os produtos sejam entregues de forma expressa deve ser completamente rápida.

gestão de estoques
Estoques na indústria

A gestão de estoques pode ser maior ate muitas vezes em escalas industriais de cobrir países ou mesmo continentes, mas o princípio e o mesmo.

O posicionamento dos produtos e colocado de forma estratégica para que o que mais vende esta mais fácil e o menos ascensível sera o menos vendido.

Gestão de estoques – Giro de estoque

Logo temos o Sebrae que pode ajudar com questões como capital de giro entre outras dúvidas.

Assim o giro de estoque e feito de uma parte mais pelo controle financeiro principalmente pautando pelo capital de giro.

Deste modo vamos adicionar a história de Ana o fator do dinheiro que estava faltando, pois, como você deve saber o giro de estoques esta intimamente logado com seu capital de giro.

Deste modo suponhamos que Ana gaste 1 real em cada limão para ela ter o giro semanal que precisa, ela vai precisar dos 60 reais.

Mas deste modo vamos ter um cálculo simples, onde sera um produto sem sazonalidade, mas no caso do supermercado onde temos alface com giro diário e a bicicleta com o giro semanal.

Deste modo voce pode ter uma ideia com calculo sempre com uma margem de segurança de 24 meses o que seria financeiramente saudavel.

Isso levaria a nossa pequena Ana a ter R$ 1440,00 disponíveis em caixa para que seu negócio trabalhe em tranquilidade.

gestão de estoques Exposição dos produtos

Logo vamos para as lojas que tem que trabalhar com frente de loja ou mesmo com produtos expostos, deste modo vamos falar sobre fatores externos.

Assim este gerenciamento se estende para o setor de vendas e financeiro onde vamos voltar para o supermercado.

Deste modo vamos fazer um planograma que seria a forma onde os produtos são colocados nas suas prateleiras.

gestão de estoques
Crescimento de vendas supermercado

Assim com o planograma feito corretamente sabendo quais prateleiras vendem melhor quais vendem menos podemos trabalhar para melhorar as margens.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *