Receitas e Despesas como fazer o Gerenciamento.

Receitas e Despesas

Receitas e Despesas são uma grande preocupação de todo empresário ou mesmo de pessoa física para com seu dinheiro.

Primeiramente devemos saber como fazer a classificação correta de cada item para saber diferenciar as constantes.

Assim vamos saber como fazer uma gestão correta dos nossos recursos e também sobre como vamos administrar.

Deste modo vamos iniciar tendo como fator determinante a diferença fundamental entre as receitas de despesas.

Receitas e Despesas – Receita.

Primeiramente temos como o conceito de receita tudo que entra na empresa ou mesmo no seu caixa como pessoa física.

Apesar disso temos que ter em mente que a receita sera definida como tido serviço ou receita gerada por venda de produtos.

Por exemplo, vamos supor que você vende balas e compra as mesmas por R$ 1,00 e vende por R$ 2,00 aqui temos uma receita gerada a partir de uma venda, ou você pode também gerar receita através da prestação de serviços.

Contudo, temos classificações de receitas para você se situar e saber como e de onde vem cada uma delas.

Assim:

  • Receita primaria ou sua Renda, receita principal
  • Receita secundaria
  • Receitas Financeiras
  • Receitas não operacionais.

Nesse sentido vamos apurar o que cada uma das receitas acima vai significar no seu fluxo de caixa e como você vai identificar cada uma delas.

Receita primária

Nesse sentido podemos dizer que as receitas primariam irão se referir a tudo que a operação faz como primordial.

Assim como uma empresa que vai prestar serviços de transporte de as receitas provenientes das corridas vem a ser a sua receita primária.

Receita Secundária

Todavia temos também a receita secundária que vem a ser uma receita onde e diferente da principal.

Por exemplo, nas corridas que falamos anteriormente supomos que também agregaram uma venda de balas entre outros para agregar um extra nas corridas, deste modo temos aqui uma renda secundária.

Todavia temos que ter cuidado, pois, neste tipo de receita e comum termos um certo erro que se trata de confundir quando temos uma requisição maior em um certo produto semelhante com outro como, por exemplo uma ração de cachorro que também e vendida com a de gato, mas a empresa vende também a de gato, mas somente 10% em relação a de cachorro.

Receitas financeiras

Nesse sentido temos aqui outro tipo de receita que vai ser proveniente de investimentos financeiros.

Em outras palavras ativos financeiros onde você pode investir em renda fixa ou mesmo em ações para ter mais dinheiro entrando.

Assim vamos ter mais receitas e estas podem ser encaixadas como as receitas financeiras tanto de uma empresa quanto de uma pessoa física.

Receitas não operacionais

Ainda assim temos a última das modalidades de receita que vai ser a não operacional.

Nesse sentido temos aqui a receita proveniente da venda de algo que a empresa ou pessoa não vai mais utilizar.

Por exemplo, uma empresa vai se desfazer do ar condicionado a venda vai dar uma receita que vai ser enquadrada em uma receita não operacional onde a mesma não faz parte da receita principal.

Receitas e Despesas – Despesas

Seja como for temos que classificar também as despesas e saber como elas vão se comportar no fluxo de caixa.

Ainda assim temos que pensar em despesas e custos que vão permear nas companhias e como vão se comportar.

Primeiramente temos que ter em mente que custo diferentemente que despesa vem a ser tudo que e utilizado para buscar mais receita.

Por exemplo, vamos imaginar que uma loja de roupas que fabrica suas próprias peças fazem a compra de tecidos para a fabricação das mesmas, neste caso o valor refente ao tecido para fabricar estas peças de roupas sera referente a um custo da empresa.

Por exemplo, separamos algumas despesas para situar você.

Assim:

  • Despesas relacionadas a salários como INSS, FGTS entre outros encargos.
  • Gastos de comissões de vendas a serem realizadas no negócio.
  • Telefonia, ‘internet’, energia elétrica entre outras despesas relacionadas a serviços essenciais.
  • Alugueis de todos os tipos ex: (prédio, equipamentos, ferramentas)

Todavia estes tipos de despesas ainda podem ser classificadas em outros tipos de despesas para ter um controle mais aprofundado.

Em outras palavras um gestor deve ter um controle da maneira correta de todas as despesas em suas respectivas areas.

Seja como for sempre o gestor deve se atentar as despesas que estão em suas funções macro.

Lembrando que temos varios materias de apois e ajuda no sebrae e que tambem presta um otimo serviço de apoio.

Assim:

  • Despesas administrativas e gerais
    • Tendo em vista o funcionamento administrativo da organização.
  • Comerciais
    • Tendo o esforço de venda como o principal fator o fluxo de caixa focado na venda contínua e melhora dos processos.
  • Outras despesas
    • Qualquer despesa que não esteja enquadrada nos exemplos anteriores.

Por ultimo temos que ter em mente que temos as despesas fixas e as despesas variáveis.

Assim tendo estas duas em mente vamos pensar nas fixas como aquelas que sempre vem todos os meses ou mesmo semanas, mas o gasto com elas e constante.

Logo temos as variáveis que irão ter mudanças de acordo com as vendas ou mesmo dependo da maneira em que vamos trabalhar.

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