Inflação como funciona na prática.

Inflação e uma palavra que ouvimos constantemente nos noticiários, mas você sabe realmente o que seria?

Primeiramente vamos mostrar todos os efeitos da inflação e como ela vai influenciar nos seus investimentos.

Logo temos que ter em mente como vai funcionar o seu dinheiro temporalmente e a maneira que ele vai valer.

Afinal o que mais importa para todos nos e o que vamos poder comprar com os nossos investimentos no futuro.

Contudo, temos que saber de forma simples e prática como vem a funcionar a inflação e o efeito do governo e da economia neste conceito.

Conforme você vai vendo em jornais e notícias certos indicadores financeiros como a própria inflação, PIB taxas de juros como a taxa Selic certas taxas que podem ser vantajosas para que nos investidores sempre estejamos acompanhando.

Contudo, para aqueles que não entendem exatamente como este senário vai realmente influenciar na inflação.

Certamente deve ficar meio confuso, por isso vamos por partes e vamos mostrar como os indicadores realmente são importantes.

Assim sempre que ouvir no noticiário todos os indicares vai saber realmente como isso vai impactar nos seus investimentos.

Inflação e seus indicadores

Primeiramente vamos fazer um caso hipotético ao longo da história para que seu entendimento seja bem completo.

Sobretudo vamos pegar uma pessoa hipotética para ter como exemplificar todas as situações possiveis.

Vamos pegar assim neste caso João que vai ter uma certa quantia em dinheiro, mas ele viveu um certo tempo atrás.

Deste modo podemos entender que João de certa forma viveu em outros tempos.

Assim o valor que seus netos compram as coisas com o dinheiro este que vai ter seu valor alterado com o tempo.

Logo o cálculo que fazemos deste tempo pela proporção do valor que o dinheiro ainda tem e chamado de inflação do período.

Contudo, na prática, não e necessária muito tempo para que nós conseguimos perceber estes efeitos da própria pele tendo em vista que dependendo de como esta a economia o valor da nossa moeda pode mudar com questão de dias semanas, meses e tudo uma questão de entender vários indicadores.

Principalmente para ter em mente sobre os investimentos em renda fixa e também se investe em ações na bolsa de valores.

Então vamos passar alguns dos indicadores apresentados nos jornais e revistas e vamos falar mais sobre eles.

Indicadores:

  • Índice nacional de preços ao consumidor(INPC).
  • (IPC-S) Índice de Preços ao consumidor Semanal
  • Índice nacional de preços ao consumidor amplo (IPCA)
  • (IGP – DI) Índice geral de preços Disponibilidade interna
  • (IGP – M) Índice geral de preços – Mercado

Contudo, todos os índices citados acima são um fim, mas não e como a inflação realmente vai chegar ao seu cálculo final.

Contudo, com a consciência destes índices já podemos saber um panorama de como a inflação esta se comportando nos mercados.

Assim estes índices serão de certo modo o resultado final de como vai se sair nossa economia e como ela se comportou com o tempo.

Deste modo temos os indicadores, mas o que vai fazer com a inflação realmente suba ou mesmo se mantenha são fatores economicos.

Fatores econômicos e macroeconômicos.

Conforme vamos entendendo que a inflação e um conjunto de fatores que faz com que mudanças aconteçam na economia e isso se retroalimenta, você entende que este sistema e fechado e funciona como um ciclo onde os economistas e o governo tentam controlar a inflação.

Tendo em vista que um dos fatores mais determinantes vai ser o governo e PIB o mercado vamos tentar fazer uma simplicação.

Embora tenhamos imaginado um país como o Brasil vamos para uma pequena feira em nossa cidade.

Deste modo vamos imaginar que esta feira tem uma moeda própria que somente as pessoas da própria feira concordaram em usar.

Inegavelmente esta moeda vai criar seu próprio valor de acordo com certos fatores como, por exemplo, quantas moedas irão estar em circulação.

Assim vamos para algo que pode acontecer em nossa feira de forma muito simples.

Exemplo:

Por exemplo, o administrador da feira resolve emitir mais moedas neste caso como vai ter mais moedas em circulação, o valor das moedas inegavelmente vai cair principalmente porque as pessoas vão continuar com o mesmo consumo.

Assim vamos imaginar que temos a feira 2 que vai ser uma feira que tem outra moeda e a mesma já administra melhor sua moeda.

Conforme a feira vai ficando mais “rica”, ou seja, tem mais mercadoria sendo negociada na feira e mais comercio e a moeda se mantém o valor da moeda da feira 2 vai se valorizar com relação à moeda da feira 1.

Logo tendo em vista que todos estão em um mercado onde todos com condão em trocar as moedas da feira 2 com as moedas da feira 1.

Semelhantemente a nossa econômica acontece aqui, contudo tem termos macroeconômicos seriamos países negociando moedas, e se trazer para contexto microeconômico podemos pensar em mercados isolados ou mesmo no nosso mercado interno.

Analogamente tendemos a fazer os valores subirem ou não simplesmente pelo livre comércio taxas de juros e emissões de moedas

Inflação como e medida

Assim temos o cálculo de inflação geral que pode ser dado pelos indicadores e deste modo temos o cálculo que e mais falado nos noticiários.

Contudo, temos que ficar sempre atentos ao fato da inflação ser o maior agente de perda de valor do nosso dinheiro por isso devemos ficar sempre atentos aos índices para termos investimentos que sempre superem a inflação.

Certamente você deve estar se preocupando se ela realmente impacta tanto no seu dia a dia, mas a resposta e que depende.

Aliás, para os bens de consumo básicos depende do mercado a inflação pode ser mais alta ou não vai depender (dos) fatores microeconômicos.

Logo a alta de valores de todos os setores vão resultar no cálculo da inflação no período.

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *