História das bolsas de valores e como surgiram.

História das bolsas de valores

História das bolsas de valores são bastante interessantes e mostram bastante como devemos trabalhar com elas.

Primeiramente devemos saber mais sobre o contexto histórico e como ela veio a fazer suas primeiras operações.

Logo temos um meio de investir bem novo de acordo com o contexto histórico em suas regiões mercantis da Europa.

História das bolsas de valores e tulipas

Então como as tulipas fizeram diferença quando estamos falando de bolsa de valores e como elas podem ter ficado popuçares.

Todavia muitos dizem que na Grécia antiga tinha algo parecido com a bolsa de valores mas neste caso em específico a economia era diferente.

Sobretudo porque ao que se sabe as primeiras operações de bolsa de valores e também sobre como podemos entender como atualmente.

Assim vamos pensar sobre as operações mercantis que teve como uma das principais operações as marítimas.

Enfim tenhamos que pensar sobre as atividades mercantis que se passaram em meados do século XV.

Embora muitas pessoas acreditem que a bolsa de valores se trara de muitos computadores ligados onde se ganha dinheiro.

Contudo a primeira bolsa de valores não foi bem assim sendo que a mesma seria tratada de uma maneira muitos simples.

Então ela veio a iniciar de uma maneira muitos simples tendo em vista que a mesma se resumia a compra e venda de moedas, metais preciosos e também letras de câmbio.

Lembrando que como ela surge na prática e como ela veio a se formalizar se deve a família van der Buerse em Burges em 1285.

Enfim para entender como ela funcionava na prática temos que pensar em como a mesma veio a se desenvolver por meio da navegação.

Todavia o que viabilizou o comércio de moedas e metais preciosos foi a quantidade de diferentes moedas que havia em circulação.

Embora as especiarias e as moedas comercializadas nos locais que as embarcações estavam poderiam valer quando as mesmas voltaram para as terras natais ou mesmo outras embarcações de outros países acabaram por passar pela localidade acaba por deixar moedas diferentes das praticadas na região.

Primeira bolsa de valores

Embora as moedas negociadas tinham isso feito em ruas ou mesmo ao ar livre onde a família simplesmente formalizou o cambio.

Logo temos a primeira bolsa de valores criada em 1531 na Antuérpia, na Bélgica sendo a primeira bolsa oficial que trabalha como nos dias de hoje.

Todavia ela era baseada em negociações de empréstimos tendo a primeira ação que foi negociada no mercado de ações somente em 1602.

Sobretudo sendo feita em uma bolsa de valores que era da companhia Holandesa das índias orientais.

Assim com a criação da bolsa de valores e a forma que os mercados acabaram por se formalizar houve assim um novo desafio.

Principalmente porque o governo neste período não conseguia controlar a economia assim tendo que assegurar a proteção da mesma.

Embora este sistema de proteção da economia criado em 1571 com a bolsa de Londres e posteriormente nos Estados Unidos com a sua bolsa de valores em 1792.

História das bolsas de valores e as tulipas

História das bolsas de valores

Então temos aqui a história também da primeira grande bolha financeira que tivemos e um aprendizado sobre como podemos fugir delas.

Sobretudo porque com esta história temos uma maneira muito simples de conseguir entender como ela vai funcionar na prática.

Tudo se iniciou no ano de 1593 com o botânico Carolus Clusius trouxe da holanda uma forma de tulipas não vista antes naquela região.

Assim em pouco tempo tínhamos uma procura muito maior que a oferta de tulipas negociadas naquela época.

Sobretudo porque o valor delas acaba por aumentar de uma forma nunca antes vista pois a mesma veio a ser um sinônimo de riqueza.

Pois as pessoas acabam por comprar as mesma mais cara ate que casas ou outros artigos menos comuns pois elas eram realmente de luxo.

Então as mesmas plantadas na porta de suas casas poderiam ser vistas como uma forma muito grande de status na época.

Contudo a procura das mesmas era muito grande e não como hoje as tulipas demoravam bastante para chegar.

Pois a negociação das mesmas era feira de valores muito altos o que fez com que muitos comerciantes fizerem dividas para adquirir as mesmas.

Logo temos o primeiro mercado futuro onde as tulipas tinham seus valores negociados antes mesmo de chegarem ao porto da cidade.

Como as bolsas de valores se modernizaram?

Então vamos para como as bolsas de valores vieram a ser como e hoje e como elas mudaram a maneira como o mercado vê o dinheiro.

Embora atualmente vejamos somente números em um computador também passamos pela faze de ter um monte de pessoas gritando em um saguão o nome e quantidade de ações.

Todavia esta tecnologia mudou para pessoas ligando para corretores fazerem compras e vendas do jeito mais rápido possível.

Más com a tecnologia aumentando o que tivemos foi uma forte melhora da maneira que negociamos em tempo real no computador.

Pois hoje podemos acompanhar cotações ate mesmo pelo celular em tempo real, mandar ordens de compra e venda sem problemas.

Contudo aqui no Brasil a mesma veio a se modernizar em 2009 através da B3 que passou por um processo completo de modernização.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *