Contabilidade geral: teoria normativa e positiva

Contabilidade geral e um tema que é de extrema importância para as empresas no geral e para o pequeno empreendedor também.

Assim vamos agora utilizar todo o conhecimento acerca da contabilidade para aprender os seguintes pontos dentro das nossas empresas.

  • Quantificar
  • Revisar os fatos.
  • Informar
  • Encontrar as causas determinantes.

Assim que identificamos todos os pontos abordados temos a clareza acerca das informações mas para entender vamos entender o contexto histórico por trás.

Contabilidade Geral e seu contexto histórico.

Logo para entender como a relevância internacional da contabilidade surge, vamos voltar para a idade média onde a mesma surgi.

Assim como vimos na atualidade, também na idade média foi descoberto que a melhor maneira de analisar os dados das empresas seria a prática contábil.

e assim surgem a teoria normativa e a abordagem positiva onde as duas irão andar juntas mas elas tem abordagens diferentes para cada informação.

Sendo que a teoria positiva captura os dados de determinada companhia e a abordagem positiva acaba por conseguir trazer respostas através de um método científico.

Mas somente após o ano de 1960 tivemos a pesquisa positiva sendo inserida como um fator determinante para as empresas na contabilidade.

Teoria normativa

Logo vamos estar falando sobre a teoria normativa contábil e entender porque devemos utilizar em nossas empresas e como as grandes empresas a usam.

Logo que temos uma lógica dedutiva por trás onde temos a normativa contábil por trás do entendimento dos dados de uma empresa.

Assim vamos entender de uma forma prática com alguns exemplos que podem dizer como isso funciona realmente no dia a dia de uma empresa.

Principalmente porque quando estamos falando da teoria normativa e a contabilidade geral tem algumas diferenças bem básicas.

Temos que pensar que a contabilidade geral seria relacionada na totalidade quando se trata de uma empresa desde aspectos físicos como insumos e fluxo de caixa ate mercadorias jurídicos e empregatícios, ou seja praticamente tudo dentro de uma empresa.

Mas devemos considerar que quando estamos falando sobre esses relatórios que podem empregar em nossas empresas temos que trabalhar de maneira prática.

Assim a maneira prática que vamos abordar estes problemas podemos chamar teoria Normativa principalmente porque aqui que realmente temos a prática.

Tendo em vista que a teoria normativa foi desenvolvida por profissionais da contabilidade que estão diariamente no campo de batalha ou seja são os conhecidos skin the game.

Teoria positiva

Por outro lado temos agora o lado mais científico e burocrático, que por sua vez levanta dados e estuda a causa de algum problema.

Mas a grande verdade é que ao se usar a teoria positiva temos uma maneira mais demorada de se conseguir chegar a resposta de determinado problema.

Assim a grande dúvida que fica porque essa teoria e utilizada se tem esses determinados problemas de agilidade.

Bem estes métodos para empresas listadas em bolsa de valores são mais engessados por se tratar de grandes empresas.

Logo podemos dizer que quanto maior e a baleia no oceano mais devagar ela se move e quanto as empresas não e diferente.

Principalmente porque quando estamos trabalhando com grandes empresas não podemos fazer as cosas da maneira mais rápida.

Mas da maneira mais eficiente e eficaz para aquela situação e como as empresas grandes possuem mais dados e mais fatores.

Logo devemos sempre estar usando essa metodologia para resolução de problemas.

Assim vamos para as etapas que vamos usar para aplicar este método.

  • Levantamento de dados para formular todos os cenários
  • Conferencia de dados.
  • Verificação de todos os cenários com recursos.
  • Comportamento adotado para resolver o problema.

No contexto histórico temos essas abordagens sendo usadas por volta da década de 1960 a partir daí temos ela aplicada nas grandes empresas.

Contabilidade geral e os instrumentos financeiros das grandes empresas.

Logo que estamos falando de grandes empresas podemos aplicar praticamente todos os conceitos aqui em pequenas empresas.

Claro tudo sendo devidamente adaptado a sua demanda, mas vamos falar sobre a CPC 48 onde podemos abordar um pouco mais sobre os instrumentos financeiros.

Tendo em vista que aqui temos um pronunciamento da contabilidade onde todos os custos devem ser amortizados ou mesmo pelo valor justo.

Logo devemos pensar sobre os custos amortizados ou mesmo valor justo, aplicados aos bens da empresa tendo em vista que estamos levantando o valor de estruturas.

Claro que quando estamos falando sobre estas teorias e todos estes fatos que devem ser considerados vamos pensar no valor das ações da empresa.

Assim a ideia aqui temos que estar pensando em empresas listadas em bolsa de capital aberto e tudo vai impactar nos valores das suas ações.

Mas onde qualquer abordagem que a empresa pode abordar pode ser visualizada ate mesmo pelo investidor da empresa.

Relação entre as teorias e as empresas listadas em bolsa de valores.

Aqui vamos para o ponto mais importante a citar sobre a contabilidade geral das grandes empresas e como elas aplicam estas teorias.

Principalmente porque quando estamos levantando os dados das empresas com o qual vamos estar investindo temos esses dados aposentados.

Principalmente porque a maneira que os dados colocados para o investidor irá aparecer de acordos com as teorias citadas acima.

Porque quando estamos falando de empresas que estão listadas na bolsa de valores temos algumas coisas a serem consideradas.

De forma que os gestores e administradores tem muita preocupação na assimetria de informação, principalmente por se tratar de questões que irão impactar diretamente no valor das ações da companhia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *