
Relatório financeiro e uma coisa muito importante dentro da sua empresa e faze-lo da maneira correta e uma dúvida de muitas pessoas.
Mas aqui vamos estar falando mais sobre o mesmo de uma maneira mais macro tendo em vista que vamos pensar em grandes empresas.
Assim vai se tornar possível para o investidor conseguir entender os relatórios financeiros de grandes empresas que estão listadas em bolsa de valores.
Claro que você pode estar iniciando caso você tenha uma pequena empresa com as metodologias usadas aqui mas vamos estar sempre abordando o assunto através de normativas.
Relatório financeiro, sua finalidade e formalização
Assim que temos a finalidade para estar fazendo o uso do relatório dentro do CPC 00 temos que entender a estrutura conceitual do mesmo.
Logo que temos a tríplice do relatório financeiro da empresa lembrando que dentro desta vamos estar sempre considerando as normas internacionais de contabilidade.
Assim nas etapas que temos que considerar sendo as seguintes:
- Objetivos
- Levantamento das características qualitativas.
- Elementos contábeis.
- Reconhecimento e mensuração.
Assim com todos os relatórios que temos na atualidade vamos para os fins ferais que temos que encontrar com este passo a passo.
Nos principais pontos que devemos entender sobre os relatórios das grandes empresas em que podemos observar principalmente para aplicação prática são.
Para conseguir mensurar todos os pontos financeiros da entidade com o fim de informar todos os stakeholders que é todos os envolvidos no processo.
Assim exatamente o que é um Stakeholders se trata de qualquer pessoa envolvida com a entidade, como acionistas credores entre outros.
Logo dentre as informações que temos no interesse para os mesmos temos:
- Informações de compra e venda da companhia.
- Patrimônio da empresa.
- Dívidas
- Concessão e a liquidação de empréstimos.
- Todas as formas de crédito concedidas pela companhia.
- Direito a voto e influência do ato da administração
Assim dentre todas as informações citadas acima temos que sempre estar e contato com as informações da companhia com relação ao seu fluxo de caixa.
Deste modo todos os usuários da informação onde temos suas decisões através dos demonstrativos financeiros que tem por sua necessidade repassar todas as informações necessárias.
Logo podemos estar considerando todos os pontos para estar realizando uma correta avaliação da entidade.
Assim temos outras informações úteis que dentre as mesmas temos:
- O controle dos recursos econômicos da empresa.
- Todas as obrigações que afetem diretamente a empresa.
- Toda a administração dos recursos financeiros da empresa.
Assim com estes dados temos os principais pontos que representam o principal canal que vai ligar os investidores e credores a informação.
Assim todas as expectativas acerca da empresa irão ser tomadas através desses demonstrativos e em todo o cenário político-econômico do período.
Estimativas e mensurações empresariais.
Logo que a empresa vai reportar todas as informações acerca da sua operação para todas as partes envolvidas temos também todos os relatórios subjacentes.
Assim temos sempre que colocar todas as pautas futuras em forma de relatórios ou seja fluxos de caixa e estimativas futuras.
Claro que como sempre gostamos de enaltecer o fato que retornos e relatórios passados não são garantia de retornos futuros.
Mas podemos usar estas informações da companhia para ter estimativas futuras da companhia tendo em vista todos os relatórios de resultados importantes.
Dentre as mensurações mais importantes temos:
- Balanço patrimonial
- Demonstração de Resultados.
- Estrutura conceitual
Através dos pontos citados acima a entidade e capaz de avaliar sua liquidez ou mesmo a solvência tendo em vista que podemos visualizar outras informações acerca de seu desempenho financeiro.
Logo podendo compreender como é o momento ideal para tomada de decisão como dividendos ou mesmo amortização de dívidas.
Relatório financeiro e as Características acerca das informações financeiras qualitativas das empresas.
Logo que temos as principais características qualitativas acerca de toda a informação contábil útil acerca das empresas que estamos trabalhando.
Assim vamos ter todos os dados para tomadas de decisão para investidores e credores sendo que o mesmo segue um fluxo de informações.
Sendo elas:
- Características qualitativas:
- Fundamentais
- De melhorias
Logo que todas as características consideradas podem ser desenvolvidas através de um passo a passo que vai dar na tomada de decisão.
Muitas vezes isso não irá mostrar para o gestor ou administrador o que fazer com a informação financeira mas irá fazer toda a diferença acerca dos relatórios contábeis.
Logo dentro das mesmas temos:
- Características Qualitativas fundamentais.
- De relevância
- Representação Fidedigna.
- Características Qualitativas de melhorias.
- Comparabilidade.
- Verificabilidade.
- Tempestividade.
- Compreensibilidade.
Assim vamos para a relevância de ter um sistema de informações contábeis para relatar as informações úteis para a tomada de decisão.
Tendo em vista que as informações financeiras possuem um alto valor preditivo usados para prever os resultados assim vamos ter os dados confirmatórios para tomada de decisão.
Claro que não temos a certeza de ter resultados futuros confirmados através de dados passados mas podemos ter uma certeza maior relacionando os dados de valor preditivo de informação com valor confirmatório.
Representação fidedigna
Assim para entender como os dados irão ser completamente considerados por todas as partes envolvidas temos que ter uma representação fidedigna dos dados.
Principalmente porque a informação deve ser confiável mas primeiro deve ter os seguintes fatores, sendo completa, neutra e completamente isenta de erros.
Logo que podemos considerar os fatos em determinados relatórios como não sendo neutros podemos tomar decisões erradas com base nos mesmos.
Por exemplo todas as informações presentes nos relatórios devem expor a realidade de uma maneira que mostre os eventos de uma ordem correta.
Assim você pode imaginar que e possível que os dados estejam completamente corretos mas se não tiver o fator neutro dentro dos mesmos ele pode apresentar uma ordem diferente da correta.
Podendo assim alterar a tomada de decisão mesmo tendo todos os dados dispostos de uma forma verdadeira por isso e ideal que todas as informações tenham os seguintes pontos a serem considerados.
Sendo elas a imparcialidade da informação bem como a representatividade, fazendo um fator comprativos entre os investidores e credores da companhia.
[…] Logo aqui temos um grande vilão quando estamos falando sobre economia familiar. […]