
Mensuração de elementos patrimoniais vai inciar pelo reconhecimento através de eventos econômicos e das demonstrações contábeis de uma empresa.
Logo vamos estar levantando os seguintes dados:
- Demonstrativo de resultado.
- Balanços patrimoniais
- Demostrativo de resultados abrangentes.
Logo que temos os pontos citados acima vamos estar pensando e como podemos tomar as melhores decisões nos dados que temos.
Principalmente porque quando estamos pensando em tomada de decisão vamos estar sempre considerando o nosso patrimônio Liquido.
Tendo em vista que sempre vamos estar nos relacionando com as grandes empresas através dos relatórios e dados apresentados.
Assim podemos tomar decisões de investimentos nessas empresas através de todos esses dados.
Mas não somente podemos aplicar isso ao nosso dia a dia em nossas empresas mas como devemos principalmente se formos normatizar a nossa empresa.
Tendo em vista que todas as empresas têm como objetivo crescer o ideal e que todas as normativas da contabilidade estejam em dia.
Mensuração de Elementos patrimoniais e o balanço patrimonial.
Logo que estamos pensando sobre o balanço patrimonial de uma empresa temos que saber o que são os ativos e os passivos da companhia.
Tendo em vista que a diferença das duas vai ser o patrimônio líquido que no que lhe concerne se torna muito importante na tomada de decisão.
Critérios de renconhecimento.
Logo que vamos estar reconhecendo uma empresa independente do tamanho e tipo vamos ter alguns critérios a serem analisados.
Principalmente por se tratar de uma maneira de se estar prestando as melhores informações para os usuários das mesmas.
Tendo em vista que todas as informações tem como objetivos a tomada de decisões tanto para credores quanto para investidores.
Assim temos investidores que trabalham com as informações para escolher onde aportar seus recursos, quanto para os administradores das companhias.
Logo vamos ter os principais requisitos para considerar os principais critérios:
- O uso da informação resultante para reconhecimento do elemento relevante.
- O reconhecimento deve resultar em uma representação fidedigna do elemento.
- Todos os benefícios da informação gerada devem superar o custo de obtê-la.
Deve-ser considerado o que as informações que definem passivo e ativo e o resultante dos dois que vem a ser o patrimônio liquido.
Sendo esses citados no demostrativo de resultado abrangente e no demostrativo de resultado.
Mas o grande problema e que temos outros itens que não atendem somente a estes itens, mas muitos dos mesmos devem ser considerados.
Logo a pergunta que fica e porque realmente devemos nos preocupar com esses relatórios no dia a dia das nossas empresas.
Bem a resposta mais simples e para saber o mais rápido possível qualquer eventual problema que possamos ter com a empresa.
Principalmente porque todos os relatórios iram mostrar como esta a saúde da empresa de uma forma mais simples de visualizar.
Logo vamos estar pensando em um consultório médico onde temos alguns pacientes que estão sendo analisados.
Vamos pensar em uma empresa bem administrada e bem monitorada como um paciente com um contador de batimentos cardíacos ligado a ele.
Tendo em vista que qualquer alteração dos batimentos esta sendo monitorada por um médico podemos dizer que qualquer problema que o paciente tenha a ter vai ser visto de imediato.
Mensuração de Elementos patrimoniais e a informação fidedigna.
Quando estamos falando sobre ter os principais elementos de uma empresa mensurados temos como um dos principais pontos a informação fidedigna.
Mas um dos principais pontos da informação fidedigna e da assimetria da informação e o simples fato de autorreconhecimento de que as mesmas possam não (concordar).
Logo temos que pensar na frequência da informação bem como nas alterações das estimativas de probabilidade pré estabelecidas pela companhia.
Mensuração dos dados e patrimônio
Logo que vamos ter o patrimônio líquido de qualquer empresa no papel temos que pensar que aqueles valores são reais.
Mas na prática o que realmente vem a ser isso e como podemos saber se determinado ativo realmente vale o que esta escrito.
Claro que todas as grandes empresas quando estão levantando o valor de seus patrimônios elas tem um cálculo para ver a depreciação determinado ativo.
Por exemplo vamos imaginar que você possuí um carro e que o mesmo foi comprado por você ainda novo na concessionária.
Tendo em vista que a depreciação do carro e uma coisa bem simples que todas as pessoas têm em mente você vai fazer um cálculo simples.
Logo você que comprou o veículo por R$100.000 acaba retirado 30% do valor de compra para estar vendendo o mesmo após 5 anos.
Assim você vai vender o mesmo pelo valor de R$ 70.000 onde vai a mercado com este valor esperando ter uma contraparte com vontade de comprar o mesmo.
Mas infelizmente quando estamos tentando vender o carro acabamos vendo que o mesmo vale somente R$ 50.000.
Então percebemos que nossa estimativa estava errada acerca do valor cobrado pelo carro.
Bem neste exemplo citado como pessoa física temos um problema mas que e bem recorrente, mas quando estamos falando sobre grandes empresas devemos reduzir o risco de perder dinheiro para 0.
Logo existem ferramentas para que isso não aconteça, claro que temos alguns cálculos mas no geral vamos estar vendo os fundamentos por traz.
Mensuração de Elementos patrimoniais Valor justo e custo corrente.
Logo que vamos estar mensurando quando vem a valer qualquer ativo vamos ter em mente todas as vendas passadas para ter uma referência.
Principalmente porque quando estamos falando de grandes empresas temos que trabalhar sempre com uma margem de erro para que não possamos perder dinheiro.
Assim todos os cálculos que vamos ter para saber se qualquer aquisição vai ser viável para compor todo o patrimônio líquido da empresa var ter como base o histórico de compras e vendas passadas.
Deste modo vamos estar sempre reconhecendo o patrimônio líquido dentro dos demonstra tidos reconhecidos pela empresa através de cálculos provenientes de todos os dados tanto presentes quando de futuros.
Vamos voltar para o exemplo do carro onde não tivemos o valor correto da compra o que não pode ocorrer com as grandes empresas.
Assim com base no mercado e na venda de outros carros a empresa iria se basear e formular cálculos a partir disso tendo assim uma informação mais fidedigna dos ativos da empresa.
[…] vamos para o conceito de informação fidedigna e sobre como podemos classificar ativos passivos e patrimônio líquido de determinada […]