Demonstrações contábeis: como usar da maneira correta

Demonstrações contábeis

Demonstrações contábeis são importantes para tomada de decisão dentro de qualquer empresa.

Mas quando estamos falando sobre tomada de decisão temos que saber ver como todos os relatórios vão agregar.

Assim vamos para o conceito de informação fidedigna e sobre como podemos classificar ativos passivos e patrimônio líquido de determinada empresa.

Deste modo vamos entender o conceito por trás de todas as demostrações porque temos que visualizar todos os relatórios antes da tomada de decisão.

Principalmente quando estamos falando sobre estar investindo em empresas no mercado de capitais e como podemos ter as melhores escolhas.

Assim vamos nos concentrar em conseguir ter os melhores ativos que temos no mercado, bem como ter a melhor vistas sobres as informações acerca da empresa.

Logo vamos pensar na NBC que vai normatizar todos os relatórios contábeis, assim vamos entender os princípios por trás.

Demonstrações contábeis: Normas internacionais de contabilidade

Agora vamos falar um pouco mais sobre a teoria dos perfis contábeis tendo em vista realizado por Ribeiro e Braunbeck em 2017.

Assim com a análise de 150 jurisdições aplicadas em normas internacionais.

Mas como podemos usar isso em nossos investimentos tendo em vista que estamos comparando empresas internacionais para nossos investimentos.

Bem quando estamos falando sobre estar escolhendo as melhores empresas para investimentos temos que ver as empresas que utilizam as normas do IFRS.

Assim vamos ter uma garantia melhor sobre o uso dos demostrativos contábeis da empresa de uma maneira correta.

Logo vamos pensar nos demostrativos contáveis como uma espécie de termômetro financeiro das grandes empresas.

Vamos imaginar um exemplo prático com como viria a funcionar todos os balanços de uma empresa para que tenhamos a melhor tomada de decisão possível.

Imagine que temos uma padaria em que o dono e joão, e queremos estar realizando investimentos dentro da padaria de joão.

Logo somente joão trabalha na padaria e o mesmo vai ter que conseguir fazer tudo que estiver envolvido tanto no financeiro quando mem tocar o próprio negócio.

Assim como podemos saber se o negócio de joão realmente vai bem para poder classificar este negócio que joão faz parte como sendo um bom investimento.

Tendo em vista que o primeiro ponto considerado por qualquer investidor que queira alocar seus recursos em qualquer modalidade de negócio e a informação fidedigna.

Informações fornecidas.

Ou seja quando joão mostrar seu negócio para qualquer investidor que queira fazer com que sua padaria cresça o mesmo deve mostrar seus relatórios financeiros.

Logo quando joão mostrou todos os relatórios para um potencial investidor o mesmo viu que realmente se tratava de um bom negócio.

Mas não somente porque a padaria tem uma boa margem de lucro mas podemos dizer que o investidor vai investir em joão.

Principalmente porque as informações fornecidas irão nos mostrar como a gestão de joão veio se comportando no decorrer de anos.

Dentre as informações vamos ver as principais:

  • Demostrativo de resultados
  • Balanço patrimonial
    • Reconhecimento de ativos e passivos, e a diferença entre eles que é o patrimônio líquido.
  • Notas explicativas com as seguintes informações.
    • Despesas reconhecidas e informações sobre empréstimos e riscos resultantes do negócio.
    • Ativos e passivos sobre os riscos resultantes do negócio.
    • Fluxo de caixa.
    • Aportes de capital e ROI (retorno sobre o investimento).
    • Métodos premissas e julgamentos utilizados na administração do negócio.

Logo todos os pontos acima citados devem ser considerados assim que o relatório for avaliado.

De modo que seja possível ver de uma forma completamente simples e transparente todos os pontos do negócio.

Claro que o investidor experiente sabe sobre o andamento da gestão de qualquer empresa simplesmente por conseguir visualizar estes relatórios.

Mas vamos para o exemplo de joão para você poder entender como esses conhecemos podem ser aplicados em pequenos negócios.

Claro que partindo do princípio que este pequeno negócio esteja atendendo todas as normas da contabilidade.

Por este motivo e sempre ideal que os pequenos empresários já iniciem seus negócios da maneira correta com todos os relatórios e a contabilidade em dia para que assim que seja necessário conseguir um investidor isso se torne uma tarefa bem simples.

Principalmente porque isso vai ser um ponto bem-visto por todos os investidores que a empresa venha a ter até se tornar uma empresa grande com uma certa governança corporativa.

Mas como podemos também aplicar este conhecimento acerca dos relatórios e demostrativos para nossos investimentos.

Principalmente por se tratar de empresas públicas como fazer para visualizar se uma empresa listada em bolsa vai ser um bom investimento.

Isso vai ser muito do investidor ter experiencia com a visualização dos relatórios contábeis principalmente porque ate mesmo os investidores mais experientes podem não conseguir ver com clareza todos os dados.

Demonstrações contábeis: Diferença entre ativos e passivos

Logo que vamos pensar em como visualizar os relatórios de uma maneira correta vamos pensar em ativos e passivos da empresa para formalizar o patrimônio líquido da entidade.

Claro que quando estamos falando dos ativos e passivos das grandes empresas que estão presentes no mercado de capitais temos vários itens a serem analisados.

Mas para simplificar a diferença entre ativos e passivos, diretos e obrigações irão ser os fatores determinantes para tomada de decisão.

Principalmente porque muitos itens como Ações, Eventos econômicos, Dividas, produtos a serem entregues entre outros.

Tudo deve ser considerado para ter uma devida tomada de decisão acerca de estar realizando investimentos atravez destes demostrativos.

Mas para quem tiver este objetivo o ideal e que se aprofunde em análise fundamentalista o que vai ser um fator bem importante para saber sobre os melhores investimentos para se fazer através de relatórios.

Principalmente porque todas as empresas listadas na nossa bolsa de valores possuem seus relatórios bem atualizados e praticamente todas possuem um portal do investidor bem atualizado.

Logo podemos analisar todos os fatores econômicos da companhia após estar tendo as melhores tomadas de decisões possíveis acerca dos instrumentos financeiros e econômicos de determinada empresa que esteja listada em bolsa de valores.

Mas não somente as Demonstrações contábeis são tudo para conseguir investir de forma assertiva e sempre necessário estar vendo o mercado na totalidade.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *