Salário mínimo 2022 definido conforme o INPC que determina a inflação, quanto maior a inflação o piso nacional será maior.
Logo temos que conforme o INPC o nosso Índice Nacional de Preços ao consumidor tem valores que ainda podem sofrer mudanças.
Tendo em vista que tivemos uma prerrogativa inicial que tinha como projeção, previsões de um salário de R$ 1.192.
Mas o principal motivo e termos uma inflação que figura na casa de 8,4% tendo a estimativa de finalização do período de 2021.
Veja também: Auxilio emergencial pagamento da 7° parcela.
Salário mínimo 2022 e a inflação.
Para entender a real diferença entre o salário mínimo e a inflação temos que entender como o mesmo veio se reajustando no decorrer do tempo.
Tendo em vista que entre 2011 e 2019 todas as alterações do valor do salário mínimo se tratava de uma correção definida pelo INPC.
Onde temos um reajuste do poder de compra do consumidor devido a alta da inflação, e este índice costuma acompanhar a mesma.
Como você bem sabe o que se comprava a 10 anos atrás não e possível de se comprar hoje pelo mesmo valor.
De certo que este valor se ajusta bastante no decorrer do tempo principalmente quando temos um valor de inflação que muda bastante.
Assim temos que entender a metodologia usada a partir de 2020 para ter este caculo em exatidão, o mesmo completamente atrelado a inflação.
Deste modo as medidas de aumento do salário estão visando manter o poder de compra do brasileiro de acordo com a alta da inflação que tivemos em momentos de crise.
Mas quando estamos falando em projeções temos que os benefícios como do INSS também sendo corrigidas assim como outros benefícios governamentais.

Reajuste baseado no poder de compras
Assim podemos dizer que o nosso PIB e a inflação são fatores de suma importância para a estimativa do valor do salário mínimo brasileiro.
Principalmente porque quando estamos falando de uma salário mínimo que esta figurando na faixa de R$ 1.200 que pode ser o novo valor caso a inflação figure na casa de 9,1%.
Assim podemos ressaltar que o reajuste do salário mínio figura com a inflação, o que muitos podem dizer que o mesmo não sofreu um aumento real.
Sendo que isso e verdade principalmente porque as medidas do governo são de retardo na perda do poder de compra dos brasileiros.
Principalmente porque caso o reajuste seja inferior a infação na prática o salário dos brasileiros vai tender a sofrer uma grave redução.