
O que é capital de giro é uma dúvida de muitos jovens empreendedores.
Principalmente por se tratar de um assunto que geralmente vem à tona após o negócio está funcionando.
Assim vamos dar uma explicação bem simples para que você consiga calcular da maneira correta o seu capital de giro.
Logo você vai conseguir saber como trazer este cálculo para o seu dia dia e como compor da maneira correta o seu capital de giro.
Mas primeiramente vamos entrar um pouco mais nos recursos necessários para que você consiga ter um cálculo satisfatório.
Capital de giro como entender de maneira simples.
Muitos jovens empreendedores acreditam que capital de giro é um simples valor que você deve ter em caixa para eventuais problemas.
Mas assim que o negócio acaba pedindo para que você tenha um certo conhecimento acerca do seu capital acaba se tornando mais simples de entender.
Logo você deve entender que o principal. A ser levantado é a demanda do seu negócio.
Assim você irá saber quanto o seu negócio vende em determinado período e quanto você tem de projeção futura.
Principalmente assim você irá ter uma ideia de forma macro do seu negócio, para conseguir saber exatamente quanto de Capital seu negócio irá precisar.
Mas meu negócio é novo não sei quanto vou vender?
Assim temos aqueles empreendedores que tem pouco tempo de negócio podemos dizer que em menos de um ano não teremos projeções seguras.
Mas você não precisa se preocupar se você foi esse tipo de empreendedor que não sabe exatamente quanto de dinheiro você vai vender nos próximos meses.
Logo você pode estar fazendo uma pesquisa de mercado para saber um pouco mais sobre as projeções de crescimento em percentual.
Assim você pode utilizar um pouco das taxas conservadoras do seu mercado para trazer um pouco mais de previsibilidade para o seu caixa.
Logo vamos estar entrando um pouco mais em uma história de uma loja simples para que você consiga entender de forma simplificada.
Assim vamos entrar na loja de roupas de Maria que vem a ser uma das mais badaladas lojas de seu bairro.
Mas Maria acabou de montar o seu negócio próprio que é o seu sonho desde pequena, tendo apenas um ano desde a sua abertura.
Como funciona o capital de giro de maneira prática.
Assim Maria percebeu bem rápido que conseguia vender 10.000 de roupas todos os meses.
Assim a venda da mesma oscila em até 75% mas a sua venda de roupas em média anual fechou em r$ 10000.
Logo ela acabou calculando 35% de vendas a mais do que o ano anterior de acordo com o seu mercado.
A partir destes números vamos formular o nosso raciocínio de maneira prática para como vamos trabalhar em uma loja pequena.
Assim podemos imaginar que precisamos de um capital de giro de r$ 120000 para o primeiro ano.
Logo dependendo da quantidade de tempo que repassamos prazos para nossos clientes este valor tende a ser reduzido.
Assim vamos imaginar um comércio que algo bem simples de estar sendo assimilado já que quando vamos falar de indústrias o capital de giro tem outro tipo de calculo.
Mas podemos sempre considerado o fato de que o capital de giro é uma simples relação entre capital e a quantidade de vendas em determinado período.
Logo podemos imaginar que se Maria acaba vendendo as suas roupas com um prazo de três meses precisamos de um capital de giro de 30.000 para suportar as suas vendas.
Claro que o faturamento total é um valor bruto das vendas das peças de roupas e a matéria-prima acaba sendo mais barata.
Mas para o cálculo ser completamente formulado de forma segura o ideal é que você calcule o faturamento bruto.
Assim tudo vai depender principalmente da quantidade de tempo que Maria irá precisar para receber o seu dinheiro.
Já que é um dos grandes riscos que o negócio pode oferecer é o simples fato de ter que comprar mercadorias não ter dinheiro para fazer.
Qual a principal diferença entre capital de giro para comércio e indústria?
Muitos empresários acabam se perguntando por que devemos ter uma certa diferença entre indústria e comércio.
Mas a resposta para esta pequena dúvida é bem simples de estar sendo respondida.
Logo que a resposta é o tempo que a mercadoria leva para ser produzida dentro de uma indústria.