O que é falência e porque eu consideraria como uma opção para lidar com a dívida?

O que é falência é uma dúvida de muitas pessoas que querem conseguir obter um certo alívio de dívidas principalmente quando se trata de falência pessoal.

Veja também: Finanças o que é?

Mas o que realmente traz uma pessoa acabar falindo, e até mesmo grandes empresas podem chegar a um estado de falência.

Logo vamos explicar um pouco mais sobre o que seria falência pessoal e também alguns fatores empresariais que são descritos na lei 11.101 de 2006.

Principalmente por ocorrer recuperação judicial e recuperação extrajudicial acerca da falência.

Assim muitas pessoas não sabem lidar com toda essa carga psicológica que a falência trás e principalmente quais são os principais fatores dispostos em lei.

Para entender como lidar com essa situação tanto de maneira judicial quanto psicológica vamos dar algumas dicas simples para que você possa estar enfrentando esta situação.

O que é falência: diferenças entre falência pessoal falência empresarial.

Logo que temos pessoas passando pelo um processo de falência Podemos dizer que a mesma pode ser pessoal mas também empresarial.

Assim muitas pessoas poderiam dizer que as duas falências são exatamente a mesma coisa e lidar com as duas pode ser bem parecido.

Mas entretanto existem empresários que fazem somente a empresa e não arcam com custos de seus patrimônios pessoais.

Claro que quando estamos falando sobre legislação, os credores podem atacar somente patrimônios de acordo com o tipo societário que a empresa se encontra.

Aumente porque se a empresa for do tipo limitada ela pode sofrer certos tipos de ataques dos credores, em diferença a outros tipos de sociedade como em comandita por ações entre outras.

Mas quando estamos falando sobre as melhores opções para lidar com as dívidas, o processo de falência ocorre somente em casos em que não existe solvência do patrimônio líquido do empresário.

Assim podemos dizer que todos os seus patrimônios não conseguiram arcar com as dívidas dos credores.

Logo a falência pode ser decretada por você mesmo no caso empresário, bem como os credores que precisam fazer isto de maneira judicial.

Os prós e contras de falências para empresários

Primeiramente Temos que falar que a grande vantagem de você estar decretando a falência da sua empresa é a melhor colocação com os credores.

Como que quando você está decretando falência provavelmente já está com todos os credores em sua porta esperando seus pagamentos.

No caso de você abrir falência por conta própria a liquidação dos seus bens será o corrida, mas por sua vez a ordem de pagamento para suas devidas obrigações serão mediados.

Assim primeiramente você irá pagar todos os funcionários para depois continuar os demais débitos, assim conseguindo uma organização melhor das suas dívidas com os credores.

Logo o mercado tende a negociar melhor para aqueles que já declararam a falência, e assim você pode obter excelentes descontos na negociação de dívidas com os credores.

Principais desvantagens.

Acima das grandes desvantagens no processo de falência é ter que responder com todos os seus bens para com os credores.

O que é falência

Assim como você já está passando por um período de insolvência financeira o ideal é que você arque realmente com todos os custos utilizando o seu patrimônio.

Mas é sempre necessário ter em mente que em casos de declaração de falência você irá ter todos os seus bens utilizados para quitação de dívidas com os credores.

Assim ficando à mercê da ordem de pagamento do juiz, que pode acontecer de uma maneira com a qual você não esteja contando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *