Índice de Sharpe: o que é e como funciona

Índice de Sharpe pode ser utilizado em várias situações no mundo dos investimentos aprenda como utilizar o da maneira correta.

Veja também: Investimentos para iniciantes: veja os 8 melhores nos dias de hoje.

Principalmente se você investe seu dinheiro e gosta de tomar riscos o índice de Sharpe pode ser uma excelente ferramenta para ser utilizada.

Logo o mesmo pode ser utilizado tanto para escolha de fundos de investimento, até mesmo investimentos em ações, ou mesmo investimentos mais conservadores.

Assim para aqueles investidores que possuem dinheiro completamente atrelado ao risco a ferramenta vale a pena ser entendida da maneira correta.

Claro que é necessário que você saiba exatamente como funciona o índice e por que o mesmo pode ser uma ferramenta simples de ser utilizada.

Logo temos uma conta bem simples de estar sendo feita e assim que você pegar o jeito para calcular o índice você irá realizá-lo de maneira rápida.

Índice de Sharpe quem inventou o método.

Assim quando vamos descobrir quem realmente inventou este índice chegamos ao economista norte-americano chamado William Sharp, ganhador do prêmio Nobel de Economia em 1990.

Logo o mesmo realizou a criação deste índice que acaba realizando o equilíbrio entre risco e retorno de determinados investimentos.

Assim você irá utilizar algum indicador do mercado financeiro para entender quanto está rendendo um investimento, através de uma taxa livre de risco.

Logo investimentos como CDI podem ser um exemplo para que você esteja utilizando um indicador para medir determinados índices.

Deste modo podemos estar utilizando o risco ou volatilidade para conseguir trazer o cálculo correto.

Sim a combinação destes elementos podem trazer critérios para aplicação da fórmula utilizando os conceitos únicos desenvolvidos pelo economista.

Aplicação prática.

Primeiramente temos que entender como se trata a aplicação prática deste índice.

Principalmente por se tratar de um índice de investimentos completamente atrelado ao risco, assim podemos utilizar o mesmo para comparar dois investimentos que comportam taxas de risco completamente diferentes.

Assim uma das principais aplicações deste método é utilizado para avaliar fundos de investimento assim você pode estar comparando fundos diferentes para melhor escolha do risco e retorno com a qual você quer estar exposto.

Logo com o tempo você pode estar criando um critério próprio para saber qual medida destino se você pode estar se expondo ao índice.

Por exemplo você pode estar encontrando uma taxa de retorno vinculada ao índice de Sharpe para conseguir trazer os melhores investimentos para o seu perfil de investidor.

Claro que torna-se necessário que você tenha sempre em mãos alguns dados necessários para realizar o cálculo, mas com o tempo você irá utilizá-lo em praticamente todas as alocações de recursos.

Como calcular usando o índice.

Sim podemos estar utilizando essa taxa livre de risco atrelada a algum histórico de retorno de determinado investimento para calcular a taxa.

Claro que é necessário que você saiba que a equação proveniente do resultado da fórmula é dividida pela volatilidade do fundo.

Claro que levando em consideração que vamos estar realizando cálculos para determinados fundos de investimento vamos estar utilizando a fórmula de índice matemático abaixo.

Índice de Sharpe

Índice de Sharpe Exemplo prático de aplicação:

Assim você pode estar comparando dois investimentos diferentes onde algum apresenta maior risco versus a sua rentabilidade.

Assim você pode utilizar as características para visualizar qual dos alimentos acaba sendo o mais viável.

Assim vamos considerar um investimento onde teremos rendimentos históricos de 10% e volatilidade na casa dos 1%, onde o segundo investimento onde estaremos comparando terá rendimentos na casa dos 15% com a volatilidade de 3%, considerando a taxa SELIC a 2% ao ano.

Com todos esses parâmetros podemos trazer o primeiro investimento com 8 e o segundo investimento trazendo um total de 4,33 assim tendo a segunda opção como a de maior rentabilidade que o primeiro mas os riscos .

Assim a grande conclusão que podemos tirar aqui o índice de Sharpe traz a melhor performance do investimento com relação aos seus riscos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *