Diesel pode acabar faltando inflacionando o mercado de maneira catastrófica e circunstancial devido à queda nos estoques mundiais.
Veja também: Escola saga com novas vagas de emprego pelo Brasil veja como se candidatar.
Assim temos um baixo nível de estoques mundiais que acabam fazendo com que todo o mercado acabe se voltando para a inflação deste mercado.
Principalmente porque o risco acabou entrando no radar da cadeia produtiva nesta terça-feira dia 24 sendo que o mercado acabou sendo alertado do risco de desabastecimento.
Contudo a nota alertando o risco de desabastecimento foi realizado pela federação única dos petroleiros (FUP), fazendo com que o mercado ficasse alerta.
Logo que tivemos anteriormente todas as greves acerca da Alta dos combustíveis e todos os caminhoneiros e demais recorrentes do mercado reclamando sobre a grande alta.
Mas com todas as indagações e protestos acabou que os valores dos combustíveis aumentaram de forma substancial, trazendo uma grande inflação para a cadeia produtiva e para o consumidor final.
Contudo o Presidente da associação brasileira de combustíveis Sérgio Araújo acabou trazendo a afirmação que o Brasil não irá passar por falta de combustível.
Logo que temos a Petrobras trazendo a maior parte do combustível para dentro de seu território nacional visando que uma pequena parte do óleo diesel é importado.
Mas tivemos uma defasagem baixa e principalmente com a variação do dólar podemos conseguir valores expressivos caso o dólar continue na mesma faixa ou caia.
Pode acabar faltando e inflacionando o mercado veja mais.
Assim podemos dizer que no segundo semestre a falta do óleo diesel pode acabar agravando pelo consumo extra e questões de sazonalidade de mercado.
Principalmente porque no hemisfério norte os mesmos mudam as suas Safras e principalmente férias.
Mas o principal ponto que faz com que todos os estoques acabassem ficando em estado negativo foi em razão do isolamento social.
Mas também fatores político econômicos como a Rússia e a Ucrânia que acabaram afetando bastante o setor dos combustíveis.
Principalmente porque o petróleo Russo acaba trazendo uma grande quantidade de Barris de petróleo para todo mundo fazendo com que a demanda ficasse equilibrada.
Com todos os conflitos correntes que estão acontecendo acaba que a ausência do petróleo Russo em muitas partes do mundo acaba inflacionando um pouco o mercado.
Inflação e o valor do petróleo.
Quando estamos falando do fator realmente preocupante acerca da inflação e principalmente aumento dos preços de produtos básicos do cotidiano do brasileiro médio.

Logo temos que pensar que a defasagem no preço, mas também a principal falta de previsibilidade faz com que o mercado acabe ficando acalorado.
Assim quando não tivermos uma situação mais estabilizada possivelmente podemos sofrer por mais inflações acerca do combustível fazendo com que toda a cadeia produtiva acabe sofrendo com a mesma inflação.