Eletrtobras (ELET3) pode ser reestatizada por novo governo?

Eletrtobras (ELET3) pode ser reestatizada por novo possível governo, após a venda de ações ao mercado, caso governo seja mudado e uma dúvida de muitos investidores.

Assim que tivemos os candidatos a presidência do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, ou mesmo Ciro Gomes dizendo que se caso forem eleitos reestatizem a Eletrobras temos a seguinte dúvida.

Será que é realmente possível haver uma reestatização da companhia? Assim para responder a esta pergunta temos que pensar em um cenário potencial.

Contudo será que realmente seria viável ter uma reestatização da empresa e se realmente o governo caso seja eleito iria arcar com todos os custos de uma possível reestatização de uma gigante como a Eletrobras.

Assim que estamos tendo todo o mercado observando todos os movimentos acerca da empresa, temos mudanças de mercado que podem acontecer com a empresa, que esta possivelmente sendo uma das queridinhas do mercado neste momento.

Principalmente porque tivemos uma forte jogada de mestre do governo que acaba por oferecer uma grande oportunidade para o trabalhador brasileiro,

Assim o mesmo pode se tornar acionista da empresa utilizando o seu Fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS), onde o mesmo tinha os valores retidos até possíveis datas de retirada que podiam variar de acordo com a necessidade do trabalhador.

Este podendo ter acesso ao benefício se caso for demitido sem justa causa da empresa ou usar o mesmo para possíveis fins de saúde, compra da casa própria entre outros, assim sendo o mesmo obrigado a ter os valores no fundo até uma possível retirada.

Logo que a mesma será somente executada em casos previstos em lei, mas quando estamos falando da Eletrobras temos a vantagem de poder utilizar até 50% dos valores retidos no FGTS do trabalhador para aquisição de ações da empresa.

Eletrtobras (ELET3) e possível reestatização

Assim para o governo reestatizar a empresa necessitaria conseguir voltar a possuir mais de 50% das ações da companhia, tendo o acesso ao controle da empresa.

Mas quando estamos falando em um processo de recompra de ações temos um forte movimento do estado na compra hostil de ações que pode inflacionar o mercado fazendo com que o custo para o governo seja muito alto para conseguir a reestatização da empresa.

Veja também:

Assim vamos ter uma amostra de fragilidade do governo, o que pode ser literalmente um tiro no pé do novo governo caso seja eleito.

Mas na prática ainda temos o fato te ter 50% das ações da companhia não sendo o suficiente para recobrar o controle da companhia sendo esta precisa de uma convocação de uma assembleia de acionistas para mudar o estatuto da empresa, que compete ao voto de no máximo 10%, assim fazendo o processo ser mais oneroso para o caso de uma possível reestatização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *