Inflação de dois dígitos: entenda o impacto na vida dos brasileiros.

Inflação de dois dígitos causa impactos devastadores na vida financeira dos brasileiros e acaba com o poder de compra dos trabalhadores.

Assim que temos uma alta histórica nos números da inflação no Brasil temos muitos fatos de influência que acabam por trazer impactos negativos para a vida do trabalhador brasileiro principalmente nos itens de consumo mais básicos para a vida cotidiana.

Deste modo temos valores de automóveis, todos atuando nas alturas os valores das coisas básicas na vida do brasileiro médio como o arroz e feijão de cada dia do brasileiro aumentando seus valores nas prateleiras até mesmo o pãozinho de cada dia teve alta.

Logo tivemos vários fatores que estão influenciando negativamente este número principalmente por se tratar de números que trazem certo problema, para o brasileiro médio como a crise que tivemos na atualidade e também os impactos globais como a guerra da Ucrânia.

Tendo em vista que temos números assustadores quando se trata da inflação onde temos nos ultimos 12 meses um acumulado de 12,1% de inflação acumulada tendo em vista que o IPCA, traz os valores da indexação formal , sendo que a mesma traz todos os reajustes de combustíveis e energia por parte do governo.

Mas também traz o fato de ter aluguel, escola e demais produtos ou serviços em regime de contrato que tiveram seus valores ajustados através de inflação.

Inflação de dois dígitos e medidas governamentais.

Assim o governo esta se movimentando para conseguir conter o máximo dos impactos gerados pela inflação desacerbada sendo que o mesmo está sendo tomado pelo aumento da taxa Selic que vem sofrendo altas históricas para conseguir conter a inflação.

Inflação de dois dígitos: entenda o impacto na vida dos brasileiros.

Logo que temos todas as altas histórias contendo inflações altas em momentos de instabilidade política temos movimentos globais tendo impactos diretos a econômica brasileira.

Mas vale lembrar que em dezembro de 2019 tivemos a inflação corrigida pelo IPCA figurando na casa dos 32,05% onde tivemos em abril de 2022 34,15%, assim temos valores como o preço da gasolina sendo um dos principais fatores de tanta alta.

Assim trazendo números atuais mais conservadores do que no próprio período de recessão, assim quando temos impactos negativos na economia brasileira temos o COPOM trabalhando as taxas básicas de juros para conter a mesma.

Deste modo tivemos uma taxa SELIC figurando na casa dos 12% sendo que a mesma trouxe uma estabilidade temporária para o crescimento da inflação acumulada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *