O que é inflação é uma dúvida de muitas pessoas na atualidade principalmente com a grande alta que tivemos na SELIC onde a mesma está figurando acima dos 13%.
Mas a grande realidade é que a maioria dos brasileiros não sabe exatamente o que é inflação e não sabe explicar porque todas essas taxas acabam subindo.
Logo vamos entender como funciona a macroeconomia de maneira simples para que você possa entender como a inflação acaba afetando o seu bolso e principalmente o bolso do trabalhador brasileiro.
O que é inflação entendendo os principais termos
Assim que você liga o jornal para ver as notícias acaba se deparando com muitas notícias que acabam tendo termos que são bastante utilizados no mundo da economia como por exemplo PIB, inflação, taxa básica de juros SELIC entre outros.
Mas o que realmente o IPCA ou a taxa de juros SELIC acaba afetando no seu bolso, e se realmente isso só se trata do mercado de investimentos.
Logo temos que entender como todas essas taxas acabam afetando o dia a dia do brasileiro e por que estar entendendo como a taxa básica de juros funciona juntamente a economia pode acabar afetando você.
Primeiramente vamos entender o que é inflação de uma maneira simples para que você possa entender o que todos os indicadores que acabam sendo citados nos jornais e revistas acabam expressando para você.
Entendendo a inflação na prática
Inflação em termos leigos é simplesmente a perca do valor intrínseco da moeda, podendo ser o real ou o dólar americano não importa.
Assim que você tem algo valendo r$ 10 e com o tempo aquilo acaba estando no valor de r$ 20 a inflação de 100% em cima daquele produto específico foi realizada.
Claro que esse termo de inflacionamento de preços pode ser aplicado a um produto específico ou mesmo a um indicativo macroeconômico que é o caso da nossa inflação atual.
Logo por todas as crises que passamos nos últimos tempos tivemos um cenário de inflação global onde não somente o Brasil está sofrendo com este cenário inflacionário mas também todos os países do mundo.
No cenário global
Que pensamos que a inflação é somente um fenômeno que acontece no Brasil temos todos os outros países passando por fortes crises econômicas.
Assim uma das economias mais fortes do mundo sendo os Estados Unidos da América o mesmo acabou tendo uma inflação nunca Vista nos últimos 40 anos.

Logo o tesouro americano acabou realizando medidas drásticas para conter a inflação assim aumentando a sua taxa básica de juros para 1%, o que não havia sido realizado há mais de 40 anos.
O que é inflação e os seus impactos reais no cotidiano
Claro que o trabalhador brasileiro acabou sentindo no bolso a alta dos combustíveis a alta dos alimentos, e a alta de insumos básicos para a vida cotidiana.
Assim todo esse cenário inflacionário macroeconômico que estamos tendo nos últimos tempos pode ser facilmente sentido pelo trabalhador brasileiro.
Principalmente porque nas datas atuais é completamente possível estar sentindo a inflação na pele, de acordo com indicadores é possível estar vendo a grande alta dos insumos básicos para a vida do trabalhador.
Como conseguir conter a inflação
Claro que existe o comitê de políticas monetárias do Brasil que acaba tratando a inflação diretamente nos seus efeitos primordiais.
Mas como contém na inflação não a tarefa simples o COPOM que é o nosso comitê de políticas monetárias acaba aumentando a taxa básica de juros ou a chamada SELIC para conseguir trazer um equilíbrio inflacionário do cenário macroeconômico.
Assim podemos dizer que todos essas políticas monetárias que são adotadas pelo governo acabam trazendo impactos negativos no longo prazo mas a inflação imediata é possível de estar sendo contida/