
Como controlar minhas finanças de forma simples e fácil através de ferramentas que você pode encontrar na internet, onde você pode estar iniciando uma reeducação financeira agora mesmo.
Primeiramente para quem tem dúvidas de como controlar as finanças pessoais temos que pensar que atualmente temos diversas ferramentas para auxiliar.
Assim que imaginamos em qualquer coisa na atualidade, temos algum aplicativo que pode nos auxiliar nesta tarefa em questão.
Deste modo quando se trata de finanças temos outra funcionalidade simples, através dos aplicativos financeiros que temos na atualidade que trazem até mesmo a opção de conseguir trazer dados bancários em tempo real.
Deste modo se você acabar realizando gastos, o aplicativo reporta e faz você categorizar aquele gasto de maneira que você acabe conseguindo organizar de maneira simplificada.
Assim com todos esses adventos que o mundo tecnológico está trazendo com certeza dizer que conseguir ter uma ideia de como controlar minhas finanças acaba sendo algo mais simples.
Como controlar minhas finanças do início
Assim como dito no início o primeiro passo para que você traga um controle financeiro completo é conseguir categorizar todos os seus gastos de maneira simples.
Claro que você pode estar utilizando até mesmo papel de pão para conseguir anotar, mas com a facilidade da internet que temos a maneira mais viável é você se acostumar com o aplicativo financeiro.
Veja também: 10 dicas de controle financeiro
Assim trazer para sua vida um aplicativo financeiro, que traz categorias e principalmente organiza orçamentos para você, isso tudo te dará um controle financeiro na Palma de sua mão.
Logo assim que você conseguir ter este controle financeiro então você poderá seguir para o próximo passo, e assim programar o seu mindset para conseguir controlar as finanças de maneira correta.
Importância da mentalidade
Assim para você entender a importância da sua mentalidade sobre o dinheiro, e principalmente por que isso pode ser um fator agravante para que você se auto sabote no decorrer do processo.
Logo vamos dar algumas dicas simples para que você entenda qual a mentalidade correta para conseguir juntar dinheiro ou mesmo conseguir controlar a sua vida financeira desde o básico.
Primeiramente quando estamos falando sobre saúde financeira temos que entender que vamos na contramão da Saúde física, para entender de maneira simples se você come demasiadamente provavelmente irá engordar.
Assim para emagrecer o ideal é que você faça uma dieta e acabe consumindo menos calorias do que consome no seu dia a dia, isso irá fazer com que você emagreça no longo prazo.
Mas quando estamos falando sobre finanças o resultado é o oposto, onde você deve consumir menos do que ganha, e assim conseguirá uma gordura financeira que irá fazer com que você tenha tranquilidade.
Dica simples de controle financeiro.
Claro que quando estamos falando sobre mentalidade temos que entender quando o nosso cérebro nos faz gastar, por exemplo você pode evitar de ir ao supermercado quando estiver com muita fome.
Provavelmente o hábito de ir ao supermercado em horários que você sente fome irá fazer com que você compre mais besteiras e principalmente traga mais alimentos que o necessário.
Geralmente quando estamos falando sobre sentir fome temos uma certa mudança de pensamentos, que irá nos forçar a tomar decisões que não são ditas como inteligente financeiramente.
Importância do orçamento
Assim para entender tudo isso de maneira simples o ideal é que você entenda que as suas finanças são reflexo do seu orçamento bem feito, e assim você deve tentar não extrapolar o seu orçamento.
Logo o ideal é que você crie um orçamento bem realista não fazendo pretensões muito fortes onde você vai viver somente com metade do que está vivendo agora.
Principalmente porque muitas vezes se você conseguir no primeiro mês, no longo prazo você não conseguirá manter a disciplina.
Claro que é completamente possível, mas o ideal é que você esteja categorizando todos os seus principais gastos, e assim está reduzindo de forma gradativa o seu orçamento.