Controle financeiro empresarial algo de suma importância para a maioria das empresas, principalmente porque a razão de muitas empresas não sobreviverem nos primeiros anos é o fato de não conseguir ter finanças empresariais completamente controladas.
Assim vamos dar algumas dicas para que você consiga trazer um controle financeiro empresarial saudável para o seu dia a dia e assim consiga trazer um time financeiro completo caso você trabalhe desta maneira.
Mas a grande dificuldade que temos para obter um controle financeiro empresarial correto é simplesmente ter uma empresa pequena onde a prioridade são as vendas.
Controle financeiro empresarial: entendendo a sua importância
Primeiramente o passo primordial para o seu controle financeiro empresarial é entender a importância do seu financeiro saudável para o seu dia a dia.
Veja também: 10 motivos para controlar seu dinheiro
Principalmente porque a maioria dos empresários acaba focando primeiramente nas vendas, e deixando o controle financeiro de lado até conseguir ter uma margem de lucro bem como um fluxo de caixa corrente.
Mas este é um erro que muitos empreendedores cometem principalmente porque acaba se tornando bem mais simples e fácil estar administrando as suas finanças logo do início de qualquer atividade empresarial.

Principalmente porque quanto menos atividade financeira a sua empresa dispõe mais simples é de conseguir estar controlando o seu fluxo de caixa, visando que o mesmo não possui tantas minúcias no início quanto precisará a partir do momento em que tiver um fluxo de caixa mais robusto.
Como iniciar o controle de caixa
Muitos empresários acabam conseguindo anotar tudo que entra e que sai de maneira correta simplesmente porque esta é a atividade básica para que você inicie um controle financeiro saudável.
Necessário que você entenda porque ter um bom controle financeiro requer um passo a passo simples para que você consiga gerir as finanças da sua empresa.
Mas o principal ponto é você entender como funciona a mentalidade do dono da empresa para com caixa, onde é necessário que você passe do básico para o avançado.
Confundir finanças da empresa com finanças pessoais
Primeiramente vamos falar sobre um dos principais erros que a maioria dos empreendedores cometem.
Assim que iniciam as suas atividades empresariais acabam tendo somente um caixa para conseguir gerir toda a sua vida, visando que tanto a sua empresa quanto à sua vida pessoal disponibilizam do mesmo Caixa.
Mas por mais que muitos empreendedores não entendam a simplicidade deste processo o primeiro passo para conseguir trazer uma estabilidade correta para suas finanças é simplesmente estar dividindo o caixa da empresa do caixa pessoal.
Dependendo do seu pró-labore
Jogo temos o principal ponto que a maioria dos empreendedores acaba não trazendo a disciplina correta, principalmente porque elaborar um pró-labore correto acaba sendo uma tarefa difícil.
Mas o ideal é que seu negócio consiga te pagar mesmo nos piores ciclos de mercado fazendo com que mesmo em momentos difíceis a empresa consiga se sobressair.
Logo você já deve ter ouvido falar que as empresas acabam quebrando logo nos primeiros anos, principalmente por falta de gestão financeira e este é um dos principais pontos que quebra a maioria das empresas.
Principalmente por ter muito fluxo de caixa alguns empresários acabam confundindo faturamento com lucro, essa acaba sendo uma das principais maneiras de se quebrar um negócio.
Aumento de riscos
Assim que o empreendedor acaba iniciando em qualquer atividade empresarial acaba acontecendo algo bem simples, o mesmo acaba entendendo que o dinheiro traz mais dinheiro.
Contudo não é somente necessário ter muito dinheiro em caixa e saber aplicá-lo, mas o valor desse dinheiro também vai fazer com que você entre em riscos desnecessários.
Principalmente porque Logo no início das suas atividades empresariais, o jovem empreendedor acaba se deparando com o mercado de crédito com a qual nunca tinha visto quando estava somente trabalhando como pessoa física.
Assim com a combinação de não ter visto tanto crédito anteriormente, e entendendo que o dinheiro que traz o dinheiro para sua empresa acaba se conhecendo uma palavra chamada “alavancagem”.
Mas o que todo empreendedor deve entender é que a palavra alavancagem é igualmente proporcional ao risco com a qual o empreendedor está disposto a lidar.
Assim quanto mais conservador você for menos irá contrair crédito para o aumento da sua empresa, mas o ideal é que você não comprometa valores que sejam superiores a margem líquida da sua empresa.
Principalmente porque nesses pontos muitos empreendedores acabam comprometendo todo o seu patrimônio, e ainda assim acabam contraindo dívidas que nem mesmo o patrimônio total da empresa e do empreendedor somados conseguem suprir.
[…] de fast-food do mundo, famosa por seus sanduíches personalizados feitos na hora. No entanto, a empresa enfrenta dificuldades nos últimos anos, com o aumento dos custos de ingredientes e mão de obra, além da competição […]