O Cadastro Único é um registro que reúne informações socioeconômicas de famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade. Ele é utilizado para a concessão de diversos benefícios sociais, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Para se cadastrar no Cadastro Único, siga os seguintes passos:

- Procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a Secretaria Municipal de Assistência Social mais próxima da sua residência. É possível encontrar o endereço desses locais no site do Ministério da Cidadania.
- Leve documentos pessoais de todos os membros da família, como RG, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor e comprovante de residência.
- O responsável pela família deve preencher um formulário com informações sobre a renda, despesas, escolaridade, trabalho e outras informações relevantes.
- Após a realização do cadastro, você receberá um Número de Identificação Social (NIS), que é a chave para acessar os benefícios sociais.
É importante lembrar que o Cadastro Único deve ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na situação da família, como nascimento ou óbito de membros, mudança de endereço, trabalho, entre outras informações.
Como Atualizar o Cadúnico.
Para atualizar os dados do Cadastro Único, siga os seguintes passos:
- Procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a Secretaria Municipal de Assistência Social mais próxima da sua residência. É possível encontrar o endereço desses locais no site do Ministério da Cidadania.
- Leve documentos pessoais de todos os membros da família, como RG, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor e comprovante de residência.
- Informe ao atendente que você deseja atualizar os dados do Cadastro Único e apresente as informações que precisam ser alteradas, como mudança de endereço, trabalho, escolaridade, entre outras.
- O atendente irá atualizar as informações no sistema e você receberá um comprovante de atualização do Cadastro Único.
É importante lembrar que a atualização do Cadastro Único deve ser feita a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na situação da família, como nascimento ou óbito de membros, mudança de endereço, trabalho, entre outras informações. A falta de atualização pode levar à suspensão de benefícios sociais, por isso é importante manter as informações sempre atualizadas.
Cadastro pela internet.
Para se cadastrar no Cadastro Único pela internet, siga os seguintes passos:
- Acesse o site do Cadastro Único: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/
- Clique em “Realizar cadastro” e informe seus dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, nome da mãe e número do celular.
- Preencha o formulário com informações sobre a renda, despesas, escolaridade, trabalho e outras informações relevantes.
- Após a realização do cadastro, você receberá um Número de Identificação Social (NIS), que é a chave para acessar os benefícios sociais.
- Para finalizar o cadastro, é necessário comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a Secretaria Municipal de Assistência Social mais próxima da sua residência, apresentando os documentos originais de todos os membros da família.
- O atendente do CRAS ou da Secretaria de Assistência Social irá verificar as informações e validar o seu cadastro.
É importante lembrar que, para efetivar o cadastro, é necessário comparecer pessoalmente ao CRAS ou à Secretaria de Assistência Social para apresentar os documentos originais.
Além disso, o Cadastro Único deve ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na situação da família, como nascimento ou óbito de membros, mudança de endereço, trabalho, entre outras informações.
A falta de atualização pode levar à suspensão de benefícios sociais, por isso é importante manter as informações sempre atualizadas.