Risco de falta de diesel acaba trazendo repercussões negativas para toda a cadeia produtiva e circunstanciais principalmente devido ao segundo semestre está comprometido.
Logo que tivemos vários problemas com a distribuição de combustíveis fósseis nos últimos tempos passamos por graves aumentos de combustíveis.
Logo tivemos um grande risco de desabastecimento para este segundo semestre devido a fatores sazonais que aconteceram no hemisfério norte.
Claro que uma alternativa para defender o aumento da mistura do diesel no setor de biodiesel subindo a composição do mesmo de 10% para 14%.
Assim tivemos o Presidente do conselho de administração da associação dos produtores de biocombustíveis do Brasil dizendo que seria uma grande opção para amenização dos impactos negativos da falta do combustível.
Assim temos gastos que chegam na casa dos 1,4 bilhões de dólares somente com a importação de diesel fóssil, gasto que o Brasil acabou realizando neste último semestre.
Mas entretanto maior dispêndio mensal com a importação deste combustível foi em 2012 o ano onde tivemos importações que figuraram na casa dos 3,4 bilhões de dólares.
Mas claro que todos esses impactos são um efeito em cascata da grande recessão que tivemos que fez com que a continuação que tínhamos acabou ficando empatada.
Contudo economistas acabam trazendo a solução como uma excelente escolha para melhora de aspectos sociais, de saúde pública, economia, e principalmente ambientais já que a redução dos custos pode ser revertida de forma positiva na economia.